Conservatório de Música de Barcelos celebra o Natal com várias iniciativas e atividades

Dezembro 19, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

Nesta época natalícia, o Conservatório de Música de Barcelos (CMB), tal como é habitual, comemorou a festividade com várias iniciativas e atividades.



Muitas foram as audições de Classe, realizadas na capela de Santa Cecília nas instalações da instituição, bem como as várias audições de instrumentos solistas e classes de conjunto do 2.º Ciclo realizadas nas escolas protocoladas. A realização destas, nas Sedes dos Agrupamentos, pretende, de acordo com o CMB, “consolidar a essência do regime, ou seja, a articulação entre as duas instituições de ensino, criando desse modo, um elo mais forte entre as instituições, encarregados de educação e alunos”.

Nos passados dias 11 e 13 de dezembro, quatro Saraus Musicais encheram o Salão Nobre dos Paços do Concelho, com excelentes atuações, onde os alunos apresentaram ao vasto público presente o trabalho desenvolvido ao longo do primeiro período. O ciclo “Quartas Perfeitas”, como não podia deixar de ser, comemorou a data com um Sarau dedicado ao “Natal à Volta do Mundo”. Num ambiente “mágico”, o público presente foi imbuído na pura essência de uma viagem de Natal, com uma plena articulação multidisciplinar, que culminou ao som de “Noite Feliz” numa versão multilingue (alemão, inglês, francês, italiano e português), interpretada pelo Coro dos Pequenos Cantores do CMB.

Na passada quinta-feira, e como é já tradição, após mais uma campanha de recolha de brinquedos e roupa para crianças e adultos, os bens foram entregues numa instituição de solidariedade social do concelho, acompanhado por um momento musical do Coro do 2.º Ciclo em Regime Integrado do Conservatório.

Também como é já tradicional, dois grandes concertos de Classes de Conjunto encerraram esta época natalícia. No dia 15 de dezembro, o emblemático Convento de S. Salvador de Vilar de Frades viu a sua lotação esgotada para assistir às atuações do Ensamble de Guitarras, Coro 2.º Ciclo em regime Integrado, Coro Juvenil, Orquestra de Sopros Juvenil e Orquestra de Cordas Juvenil. Alunos dos agrupamentos de Escolas de Rosa Ramalho, Gonçalo Nunes, Vila Cova, Abel Varzim e Regime Integrado do CMB, distribuídos pelas três grandes formações juvenis da Instituição, abrilhantaram a noite, deliciando o vasto público.

No sábado, dia 16 de dezembro, a icónica Igreja Matriz de Barcelos foi o palco de mais um “Concerto das Velas”, onde num ambiente de introspeção e serenidade o público pôde deleitar-se ao som de magníficas melodias de Natal, num ambiente de festa e com centenas de lumes vivos como pano de fundo. A Orquestra de Cordas, a Orquestra de Sopros e o Coro Galtom culminaram o magnífico Concerto de Natal, numa simbiose perfeita com o tradicional Adeste fideles.

Foi neste ambiente de “pura magia de Natal” e com muita música que o Conservatório de Música de Barcelos desejou a todos os Encarregados de Educação, alunos e demais comunidade educativa os votos de “um Santo e Feliz Natal”.

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima