A Comissão Política Nacional do Partido Socialista confirmou ontem, dia 16 de janeiro, a avocação do processo de Barcelos para as autárquicas deste ano.
Este procedimento levou à designação de Miguel Costa Gomes como candidato à Câmara Municipal de Barcelos, indo contra as decisões da Concelhia e da Distrital, que indicavam o deputado e vereador Domingos Pereira como o escolhido para encabeçar a lista candidata à Câmara.
A notícia é avançada tanto pela edição online do Barcelos Popular como pelo Jornal de Barcelos no seu espaço da rede social Facebook.
Costa Gomes já reagiu, em comunicado, a esta decisão, apelando à união dos socialistas barcelenses após verem-se “esclarecidas as dúvidas e dissipadas as incertezas”. Entretanto, ainda hoje, pelas 16h00, haverá uma conferência de imprensa onde, certamente, este será o tema central.
Num outro plano, o “derrotado” por esta decisão, Domingos Pereira, irá, de acordo com o Barcelos Popular, tomar uma posição nas próximas horas. Decisão essa que, segundo avança o Jornal de Barcelos, deverá passar por uma candidatura independente, algo que poderá levar a cisões dentro da estrutura local do PS. O mesmo jornal avança, mesmo, que poderão ser esperadas demissões de membros do Secretariado do PS Barcelos.
Fotos: Página oficial da CM de Barcelos e Facebook do PS Barcelos.