COVID-19: Corpo Nacional de Escutas com programa de atividades online

Abril 6, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O Corpo Nacional de Escutas, com mais de 70 mil elementos no ativo, deparou-se, como várias outras instituições, com o problema da realização das suas atividades, diárias, semanais e mensais. Problema que adveio da pandemia COVID-19, levando ao condicionamento das atividades de grupo e, mesmo, ao cancelamento das mesmas.



Para manter o foco dos seus elementos, principalmente, dos mais novos, também sem atividades letivas e em confinamento caseiro, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) criou um espaço online, a que nomeou de “Escutismo em Casa”, onde os interessados podem encontrar várias atividades e desafios, como o espaço “17 Dias 17 ODS”, “Vive a tua Fé”, “+Desafios”, “Kits” (“Sobrevivência em casa” – atividades escutistas que podem ser realizadas em casa, como por exemplo treinar a técnica de cozinha, ajudando a família –, “Combate ao COVID-19”, “Prepara-te”, entre outros) ou “Alerta para Servir”.

Mas não é só. A página contém, também, um conjunto crescente de outras ferramentas pedagógicas, para escuteiros e adultos voluntários. Podem aprender músicas escutistas, encontrar livros escutistas, assistir a “Eucaristia à Distância” ou a encontrar a edição especial do “Joti Jamboree on the Internet”.

De acordo com o CNE, “uma equipa de cerca de 30 voluntários dinamiza, através da página www.escutismoemcasa.pt (clicar para aceder automaticamente), e em todas as redes sociais, um conjunto de iniciativas e desafios que mantêm as crianças e jovens em atividades em casa, com o apoio dos seus pais e educadores e seguindo as orientação dos seus chefes. Esta página dirige-se a escuteiros e a todos as crianças e jovens que, não sendo escuteiros, queiram aproveitar estas oportunidades para desenvolver competências e ser mais úteis, mais felizes e mais saudáveis”.

Um desses exemplos é o desafio 17 dias 17 ODS, que potencia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e que está a ser replicado pelos escuteiros da Irlanda, Equador, associações de Espanha e Luxemburgo e por entidades privadas e associações, um pouco por todo o lado.

O CNE também lançou um vídeo de apelo a todos, a que pode assistir em: https://youtu.be/Fp6fRltialI (clicar para aceder automaticamente).

Imagem: CNE.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima