Em comunicado enviado às redações, o PSD Barcelos defende uma atuação autárquica “mais enérgica, incisiva, célere, profilática e a tomada de medidas em tempo útil para prevenir e proteger” os cidadãos.
Segue-se, na íntegra, o Comunicado:
«Mais força contra o COVID-19!
“TESTAR – TESTAR – TESTAR”
O PSD Barcelos considera imprescindível uma atuação autárquica mais enérgica, incisiva, célere, profilática e a tomada de medidas em tempo útil para prevenir e proteger os cidadãos da pandemia que a COVID-19 provocará na economia e na vida pessoal dos Barcelenses.
O que aconteceu no Lar da Pousa expôs Barcelos pela negativa no plano nacional e agora vamos assistir à intervenção diretiva na Instituição, vinda de fora do Concelho?
Esperamos que o mesmo não venha a acontecer noutros Lares de IPSS do Concelho, por falta de Testes para os Idosos e Profissionais em tempo útil, ou seja, já!
Todos juntos somos mais fortes contra a COVID!
Mas a Câmara deve comprar de imediato os Testes, como outras Câmaras, e não esperar mais!
Afinal, para que serve um orçamento municipal senão para ajudar a salvar pessoas?
O momento exige intervenção em força, para proteger os Barcelenses e a economia que os alimenta, porque ambas são indissociáveis e têm que ser tratadas em simultâneo, tanto a saúde, como a economia.
Para salvar as pessoas, há que utilizar o orçamento de 70 milhões da Câmara, não adianta guardar o dinheiro do Município e perder as pessoas por falta de apoio, nomeadamente os mais vulneráveis que ficaram sem rendimentos!
Manifestamos um profundo reconhecimento e agradecimento aos Profissionais de saúde e Voluntários que estão na linha da frente, no Hospital e nas Unidades e Serviços de Saúde, e aos Dirigentes e Funcionários das Instituições com Lares.
E os Funcionários da Câmara, os quais movem a estrutura de gestão, conservação, apoio logístico e investimento municipal de apoio ao Concelho neste tempo de crise sanitária.
Todos estão na linha da frente para proteger os Cidadãos e colocam em risco as suas vidas e as vidas das suas Famílias, pelo que NÃO PODEM ESTAR SEM TESTES NEM MEIOS PARA TRABALHAR.
No dia 27 de março, o PSD apresentou à Câmara 50 Propostas concretas e exequíveis para ajudar as Instituições de Saúde, as Juntas, as IPSS, as Empresas, as Escolas e os Cidadãos na proteção da pandemia COVID.
Se não atuarmos já e em força, terminada a pandemia da COVID, Barcelos vai ficar ainda mais para trás face aos grandes Concelhos do Minho.»
Imagem: DR.