Em nota enviada às redações, a Resulima, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de seis municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, entre eles, Barcelos, refere que “durante o combate à pandemia e conscientes da importância de garantir as condições de salubridade na via pública, são necessários alguns cuidados quando nos dirigimos ao contentor do lixo”.
Assim, a empresa salienta que “é necessário ter em atenção que os resíduos depositados no contentor podem estar contaminados com COVID-19. Ao deixar um contentor com a tampa aberta, os resíduos existentes no interior serão atraídos pelos animais, espalhados pelo mau tempo e pelo vento, o que contaminará a via pública”.
Desta forma, apela “à população para que coloque todos os resíduos no interior dos contentores, feche a tampa do mesmo e em seguida lave as mãos com água e sabão durante, no mínimo, 20 segundos”.
A Resulima “garante a recolha e tratamento dos resíduos produzidos, bem como o reforço da higienização dos ecopontos, enquanto serviço essencial para garantir as condições de salubridade na via pública”.
Imagem: Resulima.