COVID-19: Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Hospital de Barcelos ao dispor de quem necessita

Março 28, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

No Hospital Santa Maria Maior, EPE, de Barcelos, existe um Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa (SAER), levado a cabo pelos Franciscanos Capuchinhos, e que presta apoio espiritual aos doentes, seus familiares e aos profissionais do hospital, “procurando encaminhar o pedido de assistência para a confissão religiosa a que tiver declarado pertencer”.



No Serviço Nacional de Saúde, a assistência espiritual e religiosa, «permanece reconhecida como uma necessidade essencial, com efeitos relevantes na relação com o sofrimento e a doença, contribuindo para a qualidade dos cuidados prestados» (Cf. D.L. nº 253/2009).

O SAER oferece encontro pessoal com o Assistente da sua espiritualidade e/ou religião; acompanhamento espiritual e/ou religioso; acolhimento, diálogo e oração; sendo Católico(a), pode pedir para receber a Sagrada Comunhão e/ou celebrar os Sacramentos da Confissão e da Santa Unção; ajuda no aprofundamento da fé; aconselhamento em questões morais; facilidade de comunicação com a comunidade ou paróquia a que pertence; objetos e publicações de carácter religioso.

Para se ter ajuda deste Serviço, pode ser por iniciativa (pedido) do utente, dos cuidadores ou familiares próximos; por iniciativa do Assistente espiritual e religioso, caso seja autorizada a sua visita; o Assistente espiritual e religioso católico visita, diariamente, os doentes internados; o interessado poderá aproveitar essa oportunidade para lhe manifestar alguma necessidade ou desejo.

Mais contactos: e-mail: sar@hbarcelos.min-saude.pt; telefone: 253 809 200; www.facebook.com/saerhsmmbarcelos.

Imagens: SAER.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima