A DECO Minho recebe frequentemente denúncias de consumidores lesados por vendas agressivas
Após um simples convite recebido telefonicamente, os consumidores são levados a assistir a uma demonstração de um produto inovador ou a fazer uma avaliação gratuita de saúde.
Outros consumidores são abordados à porta de sua casa e pressionados a comprar artigos com características milagrosas, como colchões ou aparelhos auditivos.
Em ambos os casos, o consumidor acaba por comprar o produto ou contratar um serviço sem precisar ou sem ter vontade de o fazer, ou ainda, e sobretudo, sem dinheiro disponível para pagar. Mais grave quando este tipo de aliciamento leva os consumidores a celebrar contratos de crédito de valores altíssimos associados à compra e venda deste tipo de bens ou serviços.
As vendas agressivas são recorrentes e dirigem-se a um grupo de consumidores particularmente vulnerável: os idosos que, normalmente por falta de informação, ficam mais suscetíveis perante os vendedores.
Como se proteger perante uma venda agressiva?
- Não assine qualquer documento ou dê os seus dados pessoais e/ou bancários sem antes ler cuidadosamente, ponderar e pedir uma opinião externa segura;
- Se já assinou o contrato, mas foi persuadido por venda forçada e não deseja realmente adquirir o produto ou o serviço em questão, tem direito a terminar o contrato sem precisar de apresentar uma justificação, desde que esse arrependimento seja demonstrado perante a empresa, através do envio de uma carta registada com aviso de receção no prazo de 14 dias após a sua assinatura ou receção dos bens adquiridos.
Atenta a todas situações que são lesivas para os consumidores, a DECO Minho continuará a apoiar os consumidores, podendo contactar-nos diretamente através de telefone para o 258 821 083 ou através de contacto eletrónico deco.minho@deco.pt.