Descobertos restos arqueológicos do século XI em Tamel S. Fins

Julho 9, 2021 Atualidade, Concelho, História

Foram descobertos vestígios que se pensam ser da antiga igreja paroquial de Tamel São Fins durante obras de alargamento do cemitério da freguesia e de beneficiação da Rua da Igreja. A intervenção foi imediatamente suspensa.
Em causa estão alguns restos arquitetónicos de uma construção com relativa importância e ainda os vestígios de um cemitério que se pensa ser da Alta Idade Média. Trata-se de dois sarcófagos em granito e de elementos de sepulturas feitas com telhas e pedra avulsa, típicas daquele período.


O local arqueológico não constava da Carta Arqueológica do Município de Barcelos, pelo que era, até agora, desconhecido de todos. No entanto, é comum serem encontrados vestígios similares juntos de igrejas paroquiais e cemitérios.

Após visita ao local de técnicos do Gabinete de Arqueologia do Município, foram encetadas diligências junto da tutela do Património Cultural nacional para que os vestígios sejam estudados por uma equipa de arqueologia, conforme determina a legislação em vigor.

A paróquia de Tamel São Fins está documentada desde finais do século XI, sendo possível que os vestígios agora descobertos sejam provenientes da igreja primitiva e do espaço cemiterial que lhe estava associado. Esta teoria ganha ainda mais força, porque, de acordo com a tradição local, a primeira igreja da freguesia não estaria muito longe da edificação atual.

Fonte: MB

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*