Destinos religiosos para visitar com o fim das restrições

Outubro 29, 2021 Atualidade, Concelho, CONTEÚDO PATROCINADO, Cultura

Depois de tantos problemas que afetaram todo o mundo, podemos, finalmente, voltar a ir à missa em Portugal. Foram tempos difíceis para os fiéis, mas graças à vacinação e outras medidas sanitárias podemos praticar a nossa fé mais tranquilamente.

Algumas pessoas aproveitaram para fazer as suas orações acompanhando as missas pela TV, online ou mesmo rezar o terço através desses meios de comunicação. 

Outros recorreram a comércio de artigos religiosos ou sites da internet como a Holyart para adquirir imagens para os seus altares ou capelas.

O comércio eletrónico e as soluções tecnológicas foram de grande ajuda para os católicos de todo o mundo. O Patriarcado de Lisboa chegou a publicar uma lista das celebrações religiosas católicas com informações sobre os horários e os links para cada uma das missas, inclusive as eucaristias transmitidas em direto no site do Santuário de Fátima.

A partir de agora os fiéis também poderão voltar a viajar e visitar os santuários mais importantes da Europa. São vários locais onde podemos praticar a nossa fé e ao mesmo tempo admirar esses sítios sagrados que fazem parte da nossa religião.

Daremos destaque a alguns deles e esperamos ajudá-lo na sua escolha. Não poderíamos deixar de falar, em primeiro lugar, no Santuário de Fátima, apesar de que, com certeza, a grande maioria dos portugueses já o conhece.

Santuário de Fátima – Portugal

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é o resultado de um pedido da própria Nossa Senhora, feito durante a sua aparição a 13 de agosto de 1917 e reforçado na aparição de 13 de outubro desse ano a Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto.

A capelinha foi erguida em 1919 no local das aparições de 1917 na Cova da Iria e a partir daí o Santuário foi crescendo.

É um dos locais mais visitados em Portugal, com uma média de 5 milhões de visitantes anualmente. O complexo é formado por um enorme átrio e mais duas igrejas: a tradicional Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a moderna Basílica da Santíssima Trindade.

Catedral de Santiago – Espanha

A Catedral de Santiago é um dos mais importantes locais religiosos da Europa.  Todos os anos, milhares de peregrinos a visitam vindos de diferentes caminhos. Estes costumam vir de Portugal, França ou Itália. Na Catedral que teve a sua construção iniciada em 1075 em estilo barroco, está o túmulo do apóstolo São Tiago Maior

Fazer o caminho de Santiago é uma experiência única, não importa qual a sua religião. Peregrinos de todo o mundo participam nessa viagem tendo como destino final a Catedral.

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes – França

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes localiza-se no sul de França. Nesse local, a Virgem Maria apareceu mais de 18 vezes durante o ano de 1858 a uma jovem chamada Bernardette Soubirous.

As aparições ocorreram na gruta de Massabielle. É uma excelente oportunidade de ver uma nascente descoberta por Bernadette e beber a água de Lourdes que se encontra logo ao lado da gruta.

Hoje em dia mais de 6 milhões de peregrinos visitam a gruta e a Basílica de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde podemos admirar belíssimos vitrais que retratam toda a história das Aparições.

Basílica de São Pedro – Itália

Um dos locais que, obviamente, não pode ser deixado de fora é a Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma.  Ela é a sede universal da Igreja Católica e também a residência do Papa.

A Basílica de São Pedro, construída no lugar onde estava enterrado São Pedro, levou séculos a ser concluída. A Basílica é um dos maiores edifícios do mundo e é a maior Basílica papal. Aproveite para consultar as datas para rezar com o Papa Francisco na Praça de São Pedro.

Basílica de São Francisco de Assis – Itália

A Basílica de São Francisco de Assis fica no topo das colinas da região da Umbria e é considerada um dos locais mais importantes da peregrinação cristã.

São Francisco de Assis foi fundador da Ordem dos Franciscanos. Filho de um rico comerciante de tecidos acabou por fazer voto de pobreza. São Francisco é conhecido como o protetor dos animais.

A sua construção só começou a ser chamada de “Basílica” em 1288 quando foram terminadas as obras da parte superior e inferior da igreja. Os restos mortais de São Francisco repousam na Basílica.

Altötting – Alemanha

A Baviera é a região mais católica da Alemanha (sul do país) e, nessa, está localizado o Santuário de Altötting. O principal local do santuário é a Capela da Misericórdia, onde podemos admirar uma escultura de Nossa Senhora negra com um menino no colo.

O Santuário de Altötting tornou-se muito popular ainda no século XV.  Reza a lenda que no ano de 1489 uma criança de três anos caiu no Rio Mörnbach e acabou por se afogar. A mãe, desesperada, levou o corpo da criança até uma capela e, juntamente com seus vizinhos, começaram a rezar fervorosamente. A criança ressuscitou e acabou por se tornar padre. A Capela da Graça também é muito visitada pelos viajantes de toda a Europa e do mundo.

Foto: Bernardo Ferreira | Pixabay

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*