Dia Mundial da criança: A Importância do Brincar

Junho 1, 2021 Atualidade, Concelho, Saúde

Cada vez mais se reconhecem os benefícios do Brincar para o crescimento harmonioso das crianças. Brincar é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento em quase todas as áreas.

Um dos benefícios que mais rapidamente associamos ao Brincar é o seu contributo para o desenvolvimento motor das crianças: quando o seu filho salta, corre, pedala, desenha, pinta, empilha cubos, etc. está a desenvolver as suas capacidades físicas.

Mas os seus benefícios não se extinguem aqui. O jogo ajuda também no desenvolvimento emocional do seu filho: através da brincadeira pode exprimir as suas emoções, pode comunicar sentimentos, pensamentos, necessidades e problemas. O jogo do “faz de conta” pode ajudar a reduzir sentimentos de medo, raiva, e proporcionar experiências de diversão, controlo e sucesso. No jogo o seu filho pode experimentar outros papéis, como por exemplo, ser mãe, pai, filho, médico, professor… O jogo permite-lhe ver o mundo de outros pontos de vista, ajudando-o a ser menos egocêntrico.

Pelo jogo as crianças podem aprender quem são, o que podem fazer e como se relacionar com o mundo que a rodeia; podem descobrir, explorar, usar a sua imaginação, resolver problemas e testar novas ideias. Através destas experiências exploram o ambiente que as rodeia de forma mais confiante. No jogo podem errar e explorar as suas capacidades ao limite; são livres de experimentar a sua imaginação, explorar o impossível, desenvolver a confiança nos seus pensamentos e ideias. Durante o jogo caixas, cubos ou blocos de madeira podem se transformar em casas ou palácios; as bonecas podem se transformar em mães, bebés ou até monstros.

O jogo ajuda também ao desenvolvimento das competências básicas de socialização. As crianças aprendem a partilhar e cooperar, a serem sensíveis com os sentimentos dos outros durante o jogo.

Brincar ajuda o seu filho a crescer de forma saudável e muito importante também fortalece a vossa união. Dedique um tempo especial diário para as vossas brincadeiras.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

Foto:@daen_2chinda|unsplash

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima