Dicas para lidar com o aumento da fatura da eletricidade

Agosto 16, 2022 Ambiente, Atualidade, Economia

Normalmente, os consumidores quando recebem a sua fatura de eletricidade só reparam no valor de pagar e nem sabem o que está a ser-lhe cobrado. Todavia é essencial que o consumidor perceba e consiga interpretar todos os conteúdos da sua fatura.

 

A DECO deixa-lhe alguns conselhos para que fique esclarecido.

O valor final a pagar corresponde à (eletricidade consumida em kWh x o preço unitário) com a soma dos (custos da potência contratada x o preço p/dia) mais as taxas e impostos.

A potência que tem contratada influencia e muito o preço a pagar ao fim do mês, isto é, quanto mais alto for o índice da potência do contador, maior o valor a pagar.

Uma das medidas a adotar para que o seu consumo de energia seja regulado e controlado é dar a leitura do contador de eletricidade todos os meses à empresa que cede o serviço. Desta forma, evitará estimativas e acertos. O processo é fácil e não tem qualquer custo, poderá optar por três vias: dirigir-se ao balcão da empresa, ligar diretamente para a empresa ou comunicar por via online no site da empresa.

Uma tarifa adequada ao seu agregado familiar é também uma forma de poder poupar na eletricidade. Consulte no site da empresa que cede o serviço energético os benefícios e condições das tarifas existentes (simples, bi-horária e tri-horária) e verifique qual é a mais adequada para o consumo da sua família.

Para além destas situações mencionadas poderá ainda adotar certos comportamentos e atitudes lá em casa que farão toda a diferença.

Opte por comprar equipamentos com a etiqueta energética mais eficientes e que compensarão o investimento no consumo de eletricidade. Se vai adquiri equipamentos de aquecimento para a sua casa, analise e simule primeiro através do nosso site HARP.

E os chamados consumos stand-by e off-mode, já ouviu falar? Para que os seus equipamentos não estejam a consumir mesmo desligados, utilize tomadas múltiplas para eliminar os consumos fantasmas.

Nas lâmpadas a utilizar em casa, procure instalar lâmpadas LED, pois possibilita poupar até 90% que em comparação com as lâmpadas incandescentes.

Consulte outras dicas de poupança de energia aqui! Se pretende controlar melhor os seus consumos de eletricidade, utilize a plataforma Fatura Amiga.

A DECO – Delegação Regional do Minho, sita na Avenida Batalhão Caçadores 9, Viana do Castelo encontra-se disponível podendo contactar-nos através do 258 821 083 ou por e-mail para deco.minho@deco.pt. Visite o nosso site www.deco.pt

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima