“Do Ferro ao Ouro” inicia viagem ao Legado Medieval em Barcelos

Junho 24, 2021 Atualidade, Concelho, Cultura

Os municípios de Barcelos, Esposende e Braga uniram-se para criar uma iniciativa que nos transporta até aos períodos mais emblemáticos do passado de cada cidade. A iniciativa ‘Do Ferro ao Ouro’ conta com um programa dividido pelas três cidades, e apresenta mais de 100 iniciativas, gratuitas, ao longo de quatro meses, que nos levam a viajar em três épocas distintas, a Idade do Ferro, a Idade Média e o período Barroco.

A viagem no tempo inicia com o legado Medieval barcelense em destaque, de 2 a 18 de julho, com vários eventos na Torre Medieval, Frente Ribeirinha, Paço dos Condes, Igreja Matriz, Largo Martins Lima e no Castelo de Faria.
Depois da itinerância de Barcelos em Braga, com um concerto do Coro de Câmara de Barcelos em que apresentaram os Louvores a Nossa Senhora nas Cantigas de Santa Maria, de Afonso X, o Sábio, segue-se agora a itinerância de Esposende em Barcelos com a sinfonia Mataphor of a Place, de Frederico Dinis, no dia 26 de junho, às 22h00, em Galegos Santa Maria.

Barcelos faz a sua viagem ao legado Medieval, de 2 a 18 de julho, com torneios de justas a cavalo, na Frente Ribeirinha, apresenta vários autos de Gil Vicente, enquadrados pelos monumentos mais significativos da época. Pode ainda participar em jogos de tabuleiro medievais, na Torre Medieval, e ficar a conhecer histórias e segredos com as visitas guiadas ao Paço dos Condes de Barcelos e ao Centro Histórico. Ainda durante esta viagem ao passado, pode ver, viver e experimentar in loco o quotidiano da época medieval, pela experiência de um conjunto de atividades artesanais em contexto de oficina, num acampamento montado entre as ruínas do Castelo de Faria. O exercício interpretativo e pedagógico dos ofícios principais, dos jogos, e outras atividades ligadas ao tema medieval, como a equitação, a armaria e a falcoaria, serão disponibilizados e dinamizados por técnicos experimentados em associação com os artesãos locais.

A viagem ao passado prossegue em Esposende com o período Galaico-Romano, entre 23 e 25 de julho, e termina em Braga com destaque para o período Barroco, entre 22 e 26 de setembro.

Fonte: MB

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima