No mês de Maio a Associação Viver Macieira dá voz a Data Grow Lab, um dos projetos mais recentes da Earthcare – Associação De Defesa Do Ambiente.
Trata-se de um projeto cultural e comunitário, que conta receber e abranger todos os interessados/curiosos através de um laboratório de estudo e experimentação nas áreas da sustentabilidade e tecnologia, com o propósito de relacionar a tecnologia à natureza, de caracter educacional, sensorial e artístico visual.

O laboratório encontra-se em Balasar, Póvoa de Varzim, numa colaboração com o projeto Agroflorestal dos Corotos.
Contamos com a parceria do projeto RMTerra, Viver Macieira – Associação Ambiental, Cultural e Desportiva De Macieira De Rates, com o projeto Lights One Studio e a Associação Á Praça – Criar, agir, participar.

Com este projeto pretendemos envolver instituições, realizar novas parcerias e aproximar a comunidade local no que diz respeito à promoção de uma economia circular, educativa e de tecnologias de informação.
Atualmente o laboratório encontram-se em fase de construção, havendo sempre o cuidado e atenção na utilização do maior número possível de materiais reutilizáveis e de objetos considerados desperdícios industriais. Neste momento os materiais que mais nos fazem falta para a conclusão do laboratório e do espaço lazer são madeiras para a construção de pavimento e mobiliário (mesas e bancos), gravilha e lonas proteger o público das alterações climáticas. Com isto, aproveitamos encarecidamente para apelar a quem poder ceder alguns deste materiais que entre em contacto connosco. Fazemos sempre questão em dar visibilidade aos nossos parceiros.

O Data Grow Lab é um projeto pensado para interagir e acolher a comunidade. Conta receber e abranger todos os interessados e curiosos por novas formas de se relacionar com a natureza. Vamos realizar 3 workshops criados e facilitados por Pedro Marques, criar oportunidades de convívio, de passeios, conhecer novos projetos, sessões de cinema com a transmissão de vídeos sobre o tema, promover artistas convidados, incentivar a interação do público e realizar uma instalação final. O evento irá envolver plantas, música e elementos de arte visual.
Já imaginaram conseguir ouvir as vossas próprias plantas? Imaginaram como traduzir essa comunicação em elementos e figuras visuais?
Iniciamos assim em maio o primeiro workshop com o maravilhoso projeto de Música com Plantas. Esta oficina tem o objetivo de promover junto dos participantes a conexão com a terra, abordar aspetos sustentáveis versus a tecnologia, potencializar os aspetos sensoriais e de comunicação com as plantas e ainda a manipulação da matéria através da música. Curiosos?
“ Através de frequências eletromagnéticas de árvores e plantas, vamos descobrir um mundo novo agora visível ”
Em junho dá-se lugar ao segundo workshop, o terceiro em julho e por último a instalação final para setembro de 2022.
Aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer novos mundos e novas formas de interagir com a Natureza.
As inscrições podem ser realizadas com a promotora do nosso projeto, Marta Dourado. Podem também visitar o nosso site para ficarem a conhecer melhor o nosso trabalho em www.rmterra.org.