Eneagrama: uma ferramenta de auto conhecimento

Novembro 30, 2021 Atualidade, Concelho, Saúde

Cláudia Velez de Melo

Vivemos numa sociedade em que o nível de exigência nos impele a sermos “quase” perfeitos, “quase” firmes com as nossas convicções, “quase “somos quem gostaríamos de ser, como se não nos permitíssemos ser quem realmente somos.

A nossa personalidade é definida pela nossa essência, que se caracteriza e manifesta através dos nossos comportamentos.  Porém a personalidade pode ser moldável, adaptando-se ás circunstâncias da vida, mudando o funcionamento interno e a forma como gerimos as situações.

Quando lidamos com situações de stress, muitas vezes entramos num processo de regressão das características menos positivas da nossa personalidade, que sobressaem e se manifestam em comportamentos regressivos. Este processo ocorre quando entramos em contacto com as nossas partes “adormecidas” e que se manifestam em virtude de um estímulo.

A PERSONALIDADE SEGUNDO O ENEAGRAMA

O eneagrama é um instrumento milenar de autoconhecimento, que nos anos 70 foi adaptada ao estudo da personalidade no sentido de compreender os perfis do comportamento humano e as suas motivações base. É uma ferramenta sistémica, possibilitando-nos a nos tornarmos mais conscientes e presentes na nossa própria vida, desenvolvendo a capacidade de auto-observação e a resposta aos estímulos internos e externos. Funciona como um mapa da psique, em que cada ser humano tem a sua forma de ver o mundo (perfis psicológicos do eneagrama), consolidada na nossa personalidade.

O Eneagrama é composto por um círculo, um triangulo e por uma hexade. É uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Cada uma de suas pontas representa um tipo psicológico base, nove perfis de personalidade, nove formas de pensar, de sentir e agir.

 “Eneagrama é como mapa da consciência, reconhecendo o nosso perfil de personalidade, leva-nos a entrar em contacto com o nosso EU mais profundo”.

A personalidade é o nosso maior filtro inconsciente, que é manifestado na forma como nos expomos na sociedade, a forma como percecionamos a realidade, como comunicamos e como somos interpretados.

Muitas vezes observamos pessoas a esconder o que sentem. Por medo do que os outros possam pensar, por insegurança e principalmente porque precisam de ser aceites em algo mais do que elas próprias. Escondem-se por vezes atrás de comportamentos de compleição negativa e sem saberem como mudar.

Inconscientemente, acreditamos que para sermos amados, respeitados e aceites por nós próprios e pelos outros, precisamos acreditar em algo, para sermos merecedores desse amor.

Essa motivação impacta os nossos comportamentos diários, reproduzindo-se numa autoimagem de perfeição, o que nos leva a criar uma máscara quenos defende de entrar em contacto com aquilo que somos verdadeiramente na nossa essência.

Através do Eneagrama irás descobrir o teu perfil de personalidade, identificarás os teus padrões comportamentais, elementos que te motivam e desmotivam e possibilitará que te tornes consciente das tuas emoções, elemento fundamental que influencia diretamente as tuas ações e decisões.  Nada mais é do que descobrirmos o nosso tipo de personalidade e aprendermos a lidar com nós próprios e com os outros.  Ao ter esta consciência, passamos a olhar para nós próprios com um sentido de crescimento e melhoria a cada dia

Por:

Especialista em Perfis Comportamentais, Enfermeira & Terapeuta em Saúde Integrativa Sistémica

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima