Época de ouro da radiofonia revisitada em exposição de rádios antigos

Março 28, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

O Município de Barcelos, em parceria com Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, inaugura no próximo dia 28 de março, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição “Radiofonia – A Paixão da Rádio”, uma mostra que reúne mais de três dezenas de exemplares do espólio de Sansão Vaz.



Trata-se de uma exposição evocativa de uma das maiores coleções nacionais, que tem como intuito inserir o visitante no imaginário da rádio antiga, das válvulas, dos botões cromados, do som da radiofonia, do design retro e das velhas grafonolas.

A família de Sansão Vaz é detentora de cerca de cinco centenas de telefonias, recetores/ emissores de guerra e aparelhos de gravação. Com todas as divisões da casa ocupadas com estes aparelhos, Sansão Vaz, que em 1948-1949 cumprira o serviço militar em Lisboa, tirou um curso na Rádio-Escola e tornou-se Técnico de Reparações de Telefonias. Começava aqui a sua paixão pela radiofonia e rapidamente passa a ser conhecido como “animador” de festas, romarias e bailes de salão.

A história da sua coleção é iniciada em 1985 com a compra, permuta, retomas e reparações infinitas. A coleção inclui recetores desde 1928 até à década de 60, onde predominam as marcas Philips, RCA, His Master’s Voice, Marconi, Telefunken, Siemens, Roberts Radio, Ultra, Viking, entre outras.

A coleção Sanção Vaz, da qual fazem parte 483 rádios a válvulas, de diversas épocas, constitui um precioso património radiofónico, resultante da paixão de um colecionador que durante algumas décadas comprou, conservou e reparou numerosos aparelhos recetores ligados à radiofonia.

A exposição estará patente até 22 de abril e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; aos sábados e domingos, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima