Espetáculo “Pão Nosso”, do Teatro de Balugas, é candidato a prémio internacional

Abril 20, 2020 Atualidade, Concelho, Mundo

O “Pão Nosso”, do Teatro de Balugas, é um dos três espetáculos candidatos aos prémios ESCENAMATEUR “Juan Mayorga” de las Artes Escénicas, para Melhor Espetáculo Internacional – Prémio UNIR.



Este prémio pretende eleger o Melhor Espetáculo de teatro amador fora de Espanha. Concorreram companhias de diferentes pontos do mundo, tendo sido apurados os três finalistas: os espetáculos italianos “Alice freak circus”, da companhia SIC! ProgettAzioni Culturali e “180 La legge dei Matti“, da International Theatre Academy of Fita (Federazione Italiana Teatro Amatori), e o espetáculo português “Pão Nosso”, da companhia de teatro de Balugães.

A cerimónia deveria ter decorrido em Madrid, no passado mês de março, tendo sido adiada devido à pandemia da COVID-19. O diretor artístico do Teatro de Balugas, Cândido Sobreiro, assume que “ser um dos três finalistas e candidato a um dos mais importantes prémios internacionais de teatro amador já é o reconhecimento do trabalho” e que, neste momento, “o mais importante é podermos voltar a fazer teatro”.

O espetáculo “Pão Nosso” foi o vencedor, este ano, do Concurso Nacional de Teatro CONTE -2020, onde foi distinguido com o Prémio Ruy de Carvalho para Melhor Espetáculo, recebendo ainda o Prémio de Melhor Cenografia.

Esta produção do Teatro de Balugas resulta de uma residência artística de teatro comunitário que foi premiada pelo Programa de Apoio ao Associativismo da Fundação INATEL, tendo a peça arrecadado o prémio de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de Barcelos em 2018, bem como os prémios de Melhor Cenário, Melhor Sonoplastia, Melhor Iluminação Cénica e Melhor Guarda-Roupa. Em 2019, a peça de teatro foi selecionada para apresentação no Festival Transfronteiriço de Teatro Amador PLATTA, em Espanha.

Imagens: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima