Esposende lança Roteiro do Património Cultural e Religioso para promover o concelho

Maio 27, 2021 Atualidade, Concelho, Turismo

A Câmara de Esposende lançou o Roteiro do Património Cultural e Religioso que pretende promover o concelho como “destino turístico de referência e de excelência esbatendo a sazonalidade”, divulgou a autarquia.

Em comunicado enviado, refere que a nova rota cultural, que tem uma extensão de mais de 70 quilómetros, destaca-se pela “abrangência antropológica de um património que faz parte da herança que não configura apenas a arte visível”, trazendo “um património imaterial”.

O novo roteiro divulga todo o território, nomeadamente o interior, propondo uma visita livre, orientada para a descoberta do património religioso, num percurso devidamente identificado com sinalética e informação adequadas.

“É uma obrigação do município preservar o património. Este projeto da Rede de Museus de Esposende que pretende contribuir para a afirmação cultural e divulgação do potencial turístico de um concelho que assenta a sua ação em dois pilares fundamentais: cultura e ambiente”, refere o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira.

Citado no comunicado, o autarca afirma ainda que Esposende é “uma comunidade que sabe preservar o seu passado e projetar o seu futuro”.

O roteiro conta também com uma exposição que se desenrola por temáticas patrimoniais, estando as igrejas e capelas, que são o principal edificado patrimonial, distribuídas na Sala dos Azulejos.

Esta rota pode ser “rapidamente visitada” de automóvel, com recurso a suportes como o mapa de visita ao Roteiro, editado também em forma virtual em português, inglês, francês e espanhol e ao qual pode aceder-se através de ‘QR-Code’.

O inventário que serviu de apoio a este roteiro reúne mais de 100 motivos de interesse, mas para o itinerário foram selecionados 34 espaços de visita, cada um identificado com sinalética adequada: uma placa legenda bilingue, onde constam os atributos e o valor das funções públicas e privadas de cada um, assinalando o valor do conjunto a que pertencem, cobrindo o território das 15 paróquias.

A entrada é gratuita, mas condicionada a visitantes individuais ou pequenos grupos familiares, e exige o uso de máscara social por causa da pandemia de covid-19.

Fonte: Lusa

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima