Estratégias para poupar em altura de maior gasto financeiro

Setembro 10, 2020 Atualidade, Concelho, Economia, Mundo, Opinião

Em virtude da pandemia que o mundo enfrenta muitos são os consumidores que atravessam uma situação financeira complicada. Poupar não é fácil quando os rendimentos são baixos e não superam o valor das despesas.



Poupar significa alocar dinheiro do orçamento familiar a uma reserva. O método de poupança está diretamente relacionado com a gestão do orçamento doméstico e reflete o esforço diário dos consumidores. Se após pagar todas as suas despesas mensais, fica com algum dinheiro, poderá iniciar uma poupança, pois essa ação irá providenciar-lhe uma maior segurança no futuro, seja para concretizar os seus sonhos ou para fazer face a alguma situação inesperada.

Os gastos imprevistos são os grandes inimigos da poupança. Um eletrodoméstico avariado, um problema de saúde que possa eventualmente precisar de mais cuidados, entre outras situações que ocasionam um plano diferente da intenção inicial e que pode, assim, quebrar o ato de poupança.

A DECO deixa-lhe algumas sugestões de passos a adotar nesta fase em que se torna ainda mais urgente poupar:

– Delinear como e onde gasta o seu dinheiro;

– Estabelecer prioridades;

– Definir objetivos;

– Fazer o orçamento familiar, controlando assim os rendimentos e as despesas em família;

– Controlar os gastos para que estejam de acordo com ganhos;

– Envolver todo o agregado familiar na elaboração do orçamento.

Imagem: BnH

A definição dos objetivos pode ser um método eficaz para incentivá-lo a poupar. Estabeleça um plano de ação de forma a sentir-se motivado e a cumprir aquilo que estabeleceu anteriormente.

Caso necessite de apoio em situação de sobreendividamento, conte com o apoio da DECO – Delegação Regional do Minho, que se encontra na Avenida Batalhão Caçadores 9, Viana do Castelo, mediante agendamento obrigatório, através do número de telefone 258 821 083 ou do endereço eletrónico deco.minho@deco.pt.

Por: DECO – Delegação Regional do Minho.

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima