Estudantes do IPCA ajudam quem está em isolamento a comunicar à distância

Abril 17, 2020 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo

Iniciativa insere-se no programa Somos Todos Digitais através de linha telefónica gratuita

Desde o dia 7 de abril que os estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em regime de voluntariado, estão a prestar apoio online a todos os que quiserem aprender a utilizar as redes sociais e serviços de mensagens online, através de uma linha de apoio gratuita, todos os dias, entre as 12h00 e as 20h00.



“O objetivo desta linha de apoio com voluntários do IPCA é ajudar a população vulnerável a comunicar à distância e passa por dotar, jovens ou idosos, de competências digitais com apoio técnico gratuito para que possam falar com familiares e amigos nesta altura de isolamento social”, refere a instituição em nota.

“Numa época tão sensível como a que vivemos, imposta pelo novo Coronavírus, e os seus constrangimentos pessoais e profissionais, a mensagem é simples: Fique em casa. Mas a verdade é que as pessoas têm que se comunicar, querem saber umas das outras e uma grande parte da população tem acesso facilitado à utilização de soluções tecnológicas.  No entanto, existe ainda um número bastante significativo de pessoas que nunca tiveram oportunidade de adquirir competências digitais”, salienta o IPCA. Foi para estes que foi criado o projeto “Somos Tod@s Digitais”, onde, através de uma linha telefónica gratuita (800 100 555), podem solicitar ajuda e ser esclarecidos sobre todas as suas dúvidas, todos os dias, entre as 12h00 e as 20h00.

A colaboração do IPCA, envolve, para além de estudantes, docentes das áreas das tecnologias, que, também em regime de voluntariado, coordenam tecnicamente o grupo dos voluntários e esclarecem as dúvidas que estes possam ter.

Para Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, este é mais um bom exemplo de ações onde o IPCA se insere: “O IPCA tem-se ajustado a esta nova realidade. É uma situação nova para todos e estamos todos a aprender a lidar com ela”.  Refere, ainda, que o projeto está a ser coordenado pelos serviços de ação social do IPCA, com Sofia Coelho, diretora dos Serviços de Ação Social (SAS), a assumir a sua responsabilidade, sendo que desde a primeira hora tem mobilizado e organizado toda a linha, alunos e docentes voluntários, e assumindo que, fundamentalmente, esta iniciativa vem vincar ainda, de forma clara, o papel de responsabilidade social que o IPCA assume permanentemente.

Silvana Chagas, é docente no IPCA na área da informática e sempre ansiou fazer parte de um projeto de voluntariado dentro da sua área, vendo aqui a oportunidade que esperava, estando, neste momento, no apoio à plataforma e aos voluntários. “Este projeto, além da partilha do conhecimento, permite aos voluntários ter a perceção dos passos necessários para colocar uma operação destas, ativa, a logística que envolve até poderem estar na linha da frente e este know-how que o IPCA está a proporcionar não tem preço”, considera a docente, que já adiantou querer conhecer pessoalmente estes voluntários depois do isolamento social.

“Atendi um senhor com 81 anos, de Lisboa, que já tinha algum conhecimento relativo à utilização da Internet pois já utilizava o e-mail”, começa por referir a voluntária e estudante de Solicitadoria, Susana Coelho (representada na fotografia). “O senhor queria mandar o ficheiro word do Somos Digitais pelo WhatsApp para os amigos e algumas fotografias dos seus dias de quarentena. Ligou mesmo do telefone fixo para ter o telemóvel livre para receber a explicação”, adianta a voluntária que tem gostado da experiência de ajudar o próximo.

Também Catarina Malheiro, estudante de Design Gráfico, candidatou-se a voluntária neste projeto por fazer parte de um grupo de jovens muito ativo e que com a chegada da COVID-19 estão mais parados. “Senti necessidade de dar continuidade aos meus valores e ter o meu testemunho para passar a outras pessoas, seja nesta onda digital, seja a escrever um bilhete ao vizinho e deixar na caixa de correio”, adiantou a estudante do IPCA.

Jéssica Santos é estudante do Mestrado em Ilustração e Animação e ajudou um senhor de 82 anos a fazer videochamadas para a família. ”É uma situação complicada esta que estamos a viver. Muita gente ainda não tem o hábito de lidar com as novas tecnologias, para mim é algo muito natural e, neste momento, é o mínimo que podemos fazer a quem precisa de ligar para os filhos, para os netos, para os amigos…já é tão difícil estarmos longe…pelo menos que nos possamos ver”, refere a estudante, que está a ver esta experiência com muito bons olhos e que, na sua opinião, deveria continuar após a passagem desta Pandemia.

A linha “Somos Tod@s Digitais” é uma iniciativa do programa INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional para as Competências Digitais – e reúne esforços de várias entidades nacionais para ajudar a população portuguesa com menos competências digitais a lidar melhor com a situação de isolamento social a que está sujeita.

Fonte e foto: IPCA.

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