A criatividade em tempo de pandemia
O eurodeputado José Manuel Fernandes decidiu lançar três desafios de criatividade neste período de confinamento no combate à pandemia COVID-19. Até final do mês de maio, os portugueses são desafiados a dar largas à imaginação, através de um vídeo de humor, uma música ou um texto.
“Superar pela nossa terra” é o nome do concurso que oferece aos vencedores uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. O objetivo é promover a partilha de experiências, sensações e reflexões.
“Os tempos mudaram nos dois últimos meses e as pessoas foram obrigadas a mudar também o seu estilo de vida, reinventando-se para permanecer em casa. Estimular a criatividade é uma ajuda para todos os que se encontram em isolamento social superarem os dias impostos pela pandemia do coronavírus”, refere em nota.
O eurodeputado José Manuel Fernandes justifica, desta forma, a iniciativa de lançar o concurso, assente sempre numa dinâmica digital, para que os portugueses mostrem a sua veia artística, em tempos de pandemia.
Designado “Superar pela nossa terra”, o concurso pretende estimular a criatividade dos portugueses, no humor, na literatura e na música, partilhando as suas experiências ou reflexões sobre o confinamento e a crise do COVID-19.
Os concorrentes devem postar os seus vídeos ou escritos nas respetivas páginas pessoais do Facebook, com a hashtag #superarpelanossaterra e #ficaemcasa. Depois, devem submeter a respetiva candidatura, através do e-mail superarpelanossaterra@gmail.com, até 31 de maio.
Nos vídeos de humor e de música, os vencedores são determinados pelo número de “Gostos” do trabalho partilhado. Na vertente literária (com textos narrativos ou poéticos), a decisão competirá a um júri, formado por três pessoas ligadas às áreas temáticas do concurso. A este júri caberá ainda avaliar o cumprimento do regulamento e dos critérios de participação.
Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de junho de 2020, na página Internet do eurodeputado: www.josemanuelfernandes.eu, onde pode também ser consultado o regulamento.
Criatividade e originalidade são os critérios base de participação. Uma visita ao Parlamento Europeu para duas pessoas, com viagens e estadia pagas é o prémio oferecido aos vencedores de cada categoria.
Há total liberdade criativa para mostrar em vídeo como rir é a melhor forma de ultrapassar este momento, ou para expressar em músicas ou textos literários originais o tempo excecional que todos atravessamos.
Os psicólogos têm afirmado que o humor é uma estratégia positiva para que as pessoas falem daquilo que estão a sentir ou para ultrapassarem alguma angústia vivida com a atual situação.

Regulamento do Concurso
«1. OBJETO DO CONCURSO
– O presente concurso tem como objeto incentivar a produção/criação artística, nas vertentes do humor, música e literatura, no período da quarentena imposta pelo COVID-19.
2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
O concurso destina-se a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa e a todos os residentes em Portugal.
3. CATEGORIAS A CONCURSO
Os concorrentes podem apresentar candidatura a três categorias:
Humor em tempo de quarentena – Pretende-se provar que RIR é mais contagiante que o COVID-19 e faz bem à saúde. Os concorrentes devem apresentar um vídeo de humor referente à quarentena.
Música em tempo de quarentena – Pretende-se que os concorrentes gravem um vídeo a interpretar um tema musical inspirado na Quarentena – COVID-19. Todas as composições têm de ser originais.
Literatura em tempo de quarentena – Pretende-se que os concorrentes apresentem um conto literário ou um poema, inéditos, inspirados nas vivências deste tempo de quarentena.
4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação obedecerá aos seguintes critérios:
Humor em tempo de quarentena
Critérios de aceitação:
• Adequação ao tema proposto;
• Criatividade;
Critério de avaliação:
• Número de Likes na publicação do Facebook;
Música em tempo de quarentena
Critério de aceitação:
• Adequação ao tema proposto;
• Criatividade;
Critério de avaliação:
• Número de Likes na publicação do Facebook;
Literatura em tempo de quarentena
Critério de aceitação:
• Adequação ao tema proposto;
• Criatividade;
Critério de avaliação:
• Avaliação do Júri;
5. ENVIO DAS PROPOSTAS
Humor em tempo de quarentena
Música em tempo de quarentena
Os concorrentes devem postar os seus vídeos nas respetivas páginas pessoais do Facebook, com a hashtag #superarpelanossaterra e #ficaemcasa e, posteriormente, enviar por e-mail o link do post e o vídeo (por We Transfer) para superarpelanossaterra@gmail.com, indicando em que categoria estão a participar.
No e-mail a enviar, deve ainda constar a identificação e morada completa do concorrente e o contacto telefónico para eventual e posterior comunicação.
Os vídeos deverão ser postados em formato MOV, AVI, MPEG, MPG, MP4, M4v, MP4v, DIVx, XVId ou WMV, com resolução mínima de 720p (1280×720) 30fps (frames por segundo).
As produções devem ser postadas até ao dia 31 de maio de 2020, inclusive. Não serão aceites a concurso os vídeos postados após esse prazo.
Não serão igualmente admitidas alterações ou complementações posteriores à inscrição do projeto.
Literatura em tempo de quarentena
Os textos literários – narrativos ou poéticos – terão de ser enviados até ao dia 31 de maio de 2020, inclusive.
As obras a concurso devem ser enviadas para o correio eletrónico superarpelanossaterra@gmail.com.
Não serão aceites a concurso os textos enviados após o prazo estipulado.
Não serão igualmente admitidas alterações ou complementações posteriores à inscrição do projeto.
6. JÚRI
O júri é composto por três elementos, convidados pela organização do concurso.
Não podem integrar o júri quaisquer intervenientes, diretos ou indiretos, nas obras a concurso.
Cabe ao júri deliberar o respeito e cumprimento dos critérios de aceitação e avaliação.
As deliberações do júri são tomadas por maioria e da decisão final não haverá recurso.
Os resultados serão divulgados no dia 10 de junho de 2020, no site www.josemanuelfernandes.eu.
7. PRÉMIOS
Para cada categoria será eleito um vencedor.
A cada vencedor será atribuído como prémio uma visita ao Parlamento Europeu, com viagem e estadia para 2 pessoas, em data a agendar.
8. DIREITOS DE AUTOR
– Ao enviar a sua inscrição para o concurso, os/as autores/as das obras declaram ser proprietário(s)/a (as) ou possuidor(es) /a (as) de todas as licenças e direitos necessários para a exibição das propostas a concurso, incluindo, mas não limitado a:
a) Direitos de uso de imagem e som de pessoas, lugares ou coisas divulgadas no vídeo;
b) Direitos das músicas usadas como banda sonora ou música ambiente no vídeo;
c) Direito de textos que surjam no vídeo;
d) Direito de imagens de arquivo visualizadas no vídeo;
e) Ou quaisquer outros direitos autorais que possam impedir ou violar a exibição comercial ou não comercial do vídeo.
(t) Os direitos de uso relativos aos vídeos apresentados a concurso serão cedidos ao eurodeputado José Manuel Fernandes, por prazo indeterminado, podendo ser utilizados e divulgados em qualquer media, inclusive pela Internet, independentemente de nova autorização, desde que citado o nome do(s) /a(s) autor(es) /a (as).
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
A participação neste concurso implica a total aceitação das regras expostas neste regulamento.
Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela organização do concurso.
As decisões da organização do concurso e do júri são soberanas, não se admitindo contra elas qualquer recurso».
Imagens: JMF.