Inaugura, amanhã, dia 10 de junho, pelas 16h00, na Galeria Municipal de Arte, uma exposição de escultura contemporânea de Álvaro de la Vega e de Vítor Ribeiro. A exposição é levada a cabo pela Câmara Municipal de Barcelos e decorrerá até 16 de julho de 2017.
Álvaro de la Vega é natural de Lugo (Espanha), onde passou a infância, que o influencia em toda a sua criação artística. Estudou Belas Artes em Barcelona, explorando a pintura, a banda desenhada e até mesmo o graffiti. Na década de 90, a sua linguagem escultórica consolida-se e surge o ferro, a cerâmica e a pedra, materiais ligados às profissões tradicionais. Inicia, em finais de 90, uma intensa atividade expositiva, que se estende até aos dias de hoje, em importantes galerias e instituições e a sua obra começa a fazer parte de destacadas coleções públicas e privadas.
Já Vítor Ribeiro nasceu no Porto e formou-se no AR.CO (Lisboa), onde terminou a sua formação em escultura em 1985. Atualmente, vive e trabalha em Mafra. Com participação em vários simpósios internacionais de escultura e pedra, bem como em feiras de arte contemporânea. A sua obra está representada no Museu Machado de Castro (Coimbra), Museu de Santa Maria da Vitória (Batalha), Fundação Mário Soares (Leiria), Presidência da República do Uruguai. A sua obra pública é encontrada em Lisboa – Escola D. Dinis, Biblioteca da Universidade Nova, Cascais – Jardim da Gandarinha, Vilamoura – Centro Cultural, Alfandega da Fé; Japão – Iwate Park, Belver – Caminho da Fonte Velha, Oliveira de Frades – Escola EB-2,3/S. Recebeu o 1º Prémio da Associação Internacional de Artes Plásticas / UNESCO.
Fonte e imagem: Município de Barcelos.