A Galeria Municipal de Arte tem patente a exposição “Metros de Color – ou Metros da Cor” de Ralf Glasz. Até 4 de junho, quem visitar a Galeria poderá apreciar 41 trabalhos com referências à natureza, retratos, figurativo e paisagem.
Os aspetos da vida rural, folclore, arte local, festivais populares, cheios de vida e de cor são o espelho do gosto do artista Ralf Glasz que pinta num estilo realista, usando tamanhos de telas que sejam fáceis de pendurar numa sala normal.
Sobre o pintor, pode dizer-se que desde muito novo que Ralf reparte a sua dedicação entre a música e a pintura. Estudou piano e canto, não só no prestigiado Instituto Robert Schumann, em Düsseldorf, na Alemanha, como, também, teve aulas privadas com vários artistas de renome internacional.
O seu caminho nem sempre foi fácil, mas em 1983 recebeu uma bolsa de um dos editoriais do presidente do município de Londres, que o ajudou, ao longo dos 17 anos que lá residiu, a lançar a sua carreira musical. Ao trabalhar como cantor de ópera e como pianista em concertos de música clássica, que são, sem dúvida, a sua grande paixão e parte da sua vida até ao momento, teve a oportunidade de viajar muito e passou por muitos cantos da Terra, atuando em teatros, casas de ópera e salas de espetáculos.
Durante as pausas entre os ensaios e os espetáculos, em que a maioria dos artistas parecem viver uma vida cheia de glamour, Ralf passava muitas horas sozinho a estudar ou a recuperar energias para as atuações que tinha pela frente. Era nessas alturas que continuava a rabiscar, a esboçar e a pintar. Ralf também trabalhou como ator em palcos e em filmes, foi professor de piano e de canto, produzindo alguns novos talentos importantes, enquanto, paralelamente, ensinava línguas em escolas públicas e privadas.
Fonte e imagem: Município de Barcelos.