Exposição “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos” na Torre Medieval de Barcelos

Julho 20, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

Entre hoje e 9 de setembro, a Torre Medieval de Barcelos terá patente a exposição “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos”, com entrada livre.



Segundo o Município, com esta exposição pretende “continuar a promover e a estimular o engenho dos nossos artesãos, comunicar os traços indeléveis da cultura barcelense, onde hoje, tal como dantes, o artesanato representa o génio deste povo, que a partir dos mais diversos materiais encontra sempre formas de fazer criações singulares”.

Nesta exposição, o galo mostra a tradição e a modernidade, aparecendo em novos estilos e formas. Cada artesão tem uma visão e expressão própria para este ícone, seja produzido em barro, madeira, têxteis, papel, metal ou em tantos outros materiais. Em cada peça desta exposição, o galo, como produto cultural de excelência, certificado, recupera formas, reinventa colorações, mistura pinturas e reflete símbolos da identidade nacional, como o fado, os lenços de namorados do Minho, entre outros. O galo assume as cores, as tendências, os gostos da sociedade atual e transforma-se num símbolo que ultrapassa a sua própria origem identitária.

Fonte e imagem: AB.

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Em busca de um sonho

Lino Araújo, natural de Balasar – Póvoa de Varzim, empresário de 32
Ir Para Cima