Exposição “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos” no Norte Shopping

Outubro 13, 2021 Atualidade, Concelho, Cultura

De 11 a 17 de outubro, o Norte Shopping, no Porto, recebe a exposição “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos – Storytelling”, onde o Galo de Barcelos estará em destaque.

A exposição é composta por oito peças, sendo uma delas gigante e, além de exibir e promover a criatividade e a qualidade dos mestres artesãos locais em várias produções, a iniciativa pretende enquadrar o artesanato de Barcelos em contextos diferentes e para outros públicos.

O Galo de Barcelos é uma das mais reconhecidas figuras nacionais sendo, simultaneamente, uma das principais produções do artesanato de Barcelos. Mas esta peça já não se resume apenas ao galo de barro, permitindo-se a diversas expressões criativas, de diferentes áreas do artesanato e da arte contemporânea. É por isso que a exposição itinerante “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos – storytelling” tem como objetivo reunir peças de várias dimensões e materiais criadas por artesãos de Barcelos de diferentes áreas – desde o barro às madeiras, passando pelo ferro e seus derivados, ou mesmo materiais mais contemporâneos como a pasta de papel – proporcionando-lhes liberdade criativa e permitindo abordagens totalmente distintas.

Esta exposição retrata o Galo de Barcelos, não apenas como uma peça de artesanato, mas acima de tudo como um ícone diferenciador e representativo da diversidade cultural e criativa do nosso país, como sendo criativo único no mundo para modelar e reinventar materiais e transformá-los em obras de arte. Por esta razão, a UNESCO distingue a comunidade de Barcelos pela sua criatividade, tendo-lhe atribuído o título de Cidade Criativa em 2017.
Esta ação faz parte do “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural.

Fonte:MB

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima