Na nossa casa, e porque a fatura da eletricidade é sempre muito elevada, temos tentado diminuir o consumo de energia, comprando, por exemplo, eletrodomésticos mais eficientes. No entanto, o consumo de energia tem-se mantido ou, senão mesmo aumentado. Afinal, o que podemos fazer?

A DECO com o projeto ACT4ECO pode ajudar e começamos por informar que não basta ter equipamentos eficientes. É também necessário adotar comportamentos eficientes.
Alguns exemplos concretos:
- Ao instalar uma lâmpada LED, que é mais eficiente, acaba por deixar as luzes acesas com mais frequência do que antes. Este novo comportamento levará a um aumento do consumo de energia e a uma redução das poupanças esperadas com a aquisição da lâmpada. A ideia de eficiência da lâmpada leva inconscientemente a gastar mais, além do investimento feito.
- Compra uma máquina de lavar roupa energeticamente eficiente. Sabendo que este é um eletrodoméstico eficiente, decide colocá-la a trabalhar de dois em dois dias com pouca roupa, só para ter a certeza que as suas camisas favoritas estão sempre limpas e disponíveis. Desta forma, acabará por gastar mais energia.
Portanto, é necessário ficar atento e pensar duas vezes para não deixar escapar as poupanças que obteve com a melhoria da eficiência energética de sua casa, com a compra de mais equipamentos que gastam energia ou com a utilização intensiva e desnecessária dos novos equipamentos, só porque são eficientes. Equipamentos eficientes necessitam de comportamentos eficientes.
ACT4ECO é uma plataforma aprendizagem online sobre eficiência energética onde encontra informação que ajudam a fazer as mudanças certas lá em casa. Junte-se a nós em https://act4eco.eu.
Para mais informações a DECO – Delegação Regional do Minho encontra-se disponível para o atender, seja nosso associado ou não, podendo contactar-nos através do 258 821 083 ou por e-mail para deco.minho@deco.pt. Visite o nosso site em www.deco.pt
(* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade da DECO)