Festa de Nª Sr.ª da Salvação, em Rebordões-Gilmonde, chega mais cedo este ano

Maio 13, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Ao contrário do que era habitual, e prática das últimas décadas, no Lugar de Rebordões, Freguesia de Gilmonde, realiza-se a festa em honra de Nossa Senhora da Salvação. Esta era uma festa que acontecia em finais de setembro mas, este ano, realiza-se em finais de maio, mais concretamente, entre dias 18 e 21.



Assim, no primeiro dia, pelas 21h00, realiza-se a Oração inicial na Capela de Nossa Senhora da Salvação, seguindo-se a Procissão de Velas, acompanhada pela Fanfarra Nossa Senhora da Ajuda, de Gilmonde. À chegada, celebra-se a Eucaristia campal no adro da referida Capela. Por volta das 23h00, inicia a atuação do Grupo Folclórico de Santa Maria de Gilmonde.

Sábado, 21 de abril, inicia com a Eucaristia, pelas 9h00, na Capela de Nossa Senhora da Salvação. Cerca de meia hora depois, entram os Zés Pereiras de Barcelinhos, que percorrerão todos os lugares da Freguesia e Milhazes. À noite, pelas 21h30, inicia o espetáculo do grupo MICROSOM, de Arcos de Valdevez.

No dia seguinte, pelas 11h00, celebra-se a Eucaristia solene em honra de Nossa Senhora da Salvação. Ao início da tarde, pelas 14h00, dá-se a entrada da Banda Musical de Oliveira. Uma hora depois, entra a Fanfarra Nossa Senhora da Ajuda. Pelas 16h30, iniciam os atos religiosos, com um Terço, seguido da Procissão. Cerca de duas horas depois, continua a atuação da Banda Musical de Oliveira. A noite termina com a atuação de Pedro Cachadinha e companhia, que inicia pelas 21h30.

O programa da festa termina a 21 de maio, segunda-feira, com uma Oração inicial na Quinta da Fervença, pelas 21h00, seguindo-se nova Procissão de Velas. À chegada à Capela de Nossa Senhora da Salvação, realiza-se a “Batalha das Flores”, seguida de Eucaristia campal no adro. Por fim, por volta das 22h30, inicia a atuação do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da ADRC de Gilmonde.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Mais que uma Derrota

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 7ª jornada do Campeonato Nacional

Não gostei nada

Olá, caríssimos leitores do BnH! Na crónica desta semana vou tentar ser

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima