Nas margens do Rio Cávado, Perelhal recebe mais uma festa em honra de Nossa Senhora do Alívio, festa que em tempos levava os barcelenses do “lado de lá” do rio a atravessarem-no de barco para irem à festa em Perelhal.
No passado dia 12 de agosto, realizou-se o Cortejo de Oferendas, que reverteu a favor da festa. Depois, atuou o grupo Vozes do Cávado. Entre ontem e dia 14, realiza-se o tríduo e sermão em honra de Nª Sr.ª do Alívio.
Ainda na sexta-feira, dia 14, sai a procissão de velas, seguida de missa e sermão. Após estes atos religiosos, atua Hélder Baptista, o motard da concertina.
No dia seguinte, pelas 8h30, dá entrada a Associação Cultural, Popular de Bombos e Concertinas “Os Cordovenses”. À tarde, pelas 15h30, dá-se o lançamento de paraquedistas e a festa da criança. Meia hora mais tarde, atua o comediante João Seabra. À noite, pelas 22h00, atua o One Grupo, seguido do concerto dos Santamaria.
Já no domingo, pelas 8h30, entram a Banda de Música de Belinho e a Banda Velha União Sanjoanense. Uma hora depois, sai a procissão, seguida de missa solene. À tarde, pelas 15h00, entra no recinto o Grupo de Bombos de Poiares. Uma hora depois, inicia a oração da tarde, com sermão e procissão. Pelas 21h00, inicia a performance das referidas bandas.
Por fim, a 29 de setembro, celebra-se missa na Capela de Nª Sr.ª do Alívio, em honra de São Miguel.