Festa de São João está de volta a Barcelinhos e Comissão pede a colaboração de todos

Janeiro 24, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

Em nota enviada a este jornal, a nova Comissão das Festas Populares de Barcelinhos não só informa da sua criação como, principalmente, salienta que a festa de São João de Barcelinhos irá voltar este ano, organizada pela dita Comissão.



Esta Comissão foi fundada a 27 de novembro de 2017 com o intuito de revitalizar as tradições de Barcelinhos, com destaque para a Festa de São João e a continuidade e engrandecimento da tradição da Fogueira de Santo André.

Em relação à Festa de São João, uma das tradições a recuperar é a das Marchas, para a qual a Comissão pretende envolver todas as pessoas que pretendam ajudar e participar, sejam elas barcelinenses, sejam elas barcelenses. Assim, já em fevereiro vão encetar um peditório pela freguesia e a partir de maio irão iniciar-se os ensaios para as Marchas, sendo o primeiro aberto à população em geral. O local e a data serão informados oportunamente.

Leia o comunicado da Comissão:

«De uma enorme paixão por Barcelinhos e da consciência plena de que as nossas Tradições, aquelas que nos definem enquanto povo e que tanto nos orgulham, não podem cair no esquecimento, fundamos, a 27 de novembro de 2017, a Comissão das Festas Populares de Barcelinhos.

A Comissão das Festas Populares de Barcelinhos é uma entidade nova, sem fins lucrativos, composta por Barcelinenses, tendo por finalidade principal a revitalização das tradições de Barcelinhos, destacando-se a Festa de São João, a maior festa de santos populares do concelho de Barcelos, e a continuação e engrandecimento da tradição da Fogueira de Santo André.

Pretendemos, assim, que a Festa de São João de Barcelinhos seja uma realidade já este ano. Estamos a trabalhar afincadamente para que a alegria, a cor, a música, o arraial, as marchas, a cascatinha e o Bairrismo voltem às ruas de Barcelinhos, lugar que lhes pertence por direito, já em junho próximo.

Para que tal seja possível, precisamos da ajuda de todos os Barcelinenses. Queremos envolver todos e cada um dos Barcelinenses nestas que serão as festas de todos nós – aquelas que tanto merecemos.

Por tal, levaremos a cabo um conjunto de peditórios pela freguesia durante os fins de semana de fevereiro.

Convidamos ainda cada um dos Barcelinenses, e Barcelenses em geral, a juntarem-se a nós nas diferentes iniciativas, sendo uma delas os ensaios das Marchas Populares de Barcelinhos, sendo o primeiro ensaio aberto a toda a população, durante o mês de maio, em data e local a informar posteriormente.

Certos de que juntos seremos capazes, despedimo-nos com um até já e um fraterno abraço a todos

Imagem: CFPB.

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima