A partir de amanhã e até sábado à noite, a Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (TAIPCA) e a Associação Tuna Académica do IPCA organizam o seu “XII Barce Celi – Festival de Tunas Cidade de Barcelos”, que traz a esta cidade tunas do Porto, Braga, Viseu e Santarém.
Assim, logo na primeira noite (amanhã), realiza-se a Noite de Serenatas, com início marcado para as 22h00, no Teatro Gil Vicente, sendo um evento de entrada livre, onde o objetivo das Tunas em competição é o de conquistarem o prémio de Melhor Serenata.
No dia seguinte, pelas 21h30, o Auditório S. Bento Menni, na Casa de Saúde S. João de Deus, é o local do Festival onde as Tunas participantes competirão por prémios como o de Melhor Tuna, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte, Tuna mais Tuna, entre outros.
Neste caso, a entrada não é gratuita mas o valor do bilhete (5 euros) convida, certamente, à presença de muitas pessoas nos lugares do referido auditório.
Por fim, mas não de somenos, as Tunas a concurso, serão a AZEITUNA – Tuna de Ciências da Universidade do Minho (Braga), SCALABITUNA – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Santarém, TUNADÃO 1998 – Tuna do Instituto Politécnico de Viseu e TUNA TS – Tuna de Tecnologias da Saúde do Porto. A Tuna convidada é a Tuna Feminina do IPCA (TFIPCA) e, claro, há que contar com a Tuna anfitriã a abrilhantar ainda mais essa noite.
Imagem: TAIPCA.