Fim de semana animado pela “Barcelos Cidade Medieval”

Junho 15, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Desde dia 14 e até ao final do próximo dia 17 de junho, a “Barcelos Cidade Medieval” assenta arraiais no centro histórico, com mais animação e dedicada às profissões medievais.



O Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, inaugurou o evento, numa visita que percorreu todos os espaços da Feira.

Durante os próximos dias, fazer o percurso pelo centro histórico da cidade será como viajar no tempo até à Idade Média, com artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, onde não faltará animação com arautos, o torneio medieval (justas), este ano já esta sexta-feira e no sábado, os torneios de tiro com arco, diversões e jogos, cortejos, demonstrações de falcoaria, cavalaria e cuspidores de fogo.

Este ano, outra das novidades é a animação que se prolonga pela noite dentro. Na sexta-feira e no sábado, junto à Casa da Azenha, a festa “Depois do Galo Cantar”, organizada pelo Concilium Bar, pretende atrair quem quiser divertir-se da meia-noite às 4h00 da manhã. A entrada é gratuita.

A aplicação mobile desenvolvida no ano passado continua disponível para que os visitantes possam aceder com mais facilidade às atividades, ao programa e às fotografias do evento.

Neste regresso ao passado, não vão ser esquecidos alguns elementos fundamentais da identidade da cidade ao longo dos séculos, nomeadamente, a lenda do Galo e o feito dos Alcaides de Faria, uma iniciativa que tem vindo a crescer anualmente e que atrai milhares de visitantes ao centro de Barcelos.

As recriações históricas trarão à cidade muita cor e animação, podendo ser percorridos os espaços onde outrora estavam localizadas a judiaria, a gafaria e as ruas dos mercadores, desde o Largo da Porta Nova, passando pelo Largo Dr. José Novais, Praça de Pontevedra e Largo do Apoio, terminando no Largo do Município e no Paço dos Condes (castelo).

A “Barcelos Cidade Medieval” é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Barcelos e da Associação Burgo Divertido.

Ação de sensibilização ambiental

Este ano, o Pelouro do Ambiente está a fazer uma ação de sensibilização junto de todos os mercadores que participam na V Edição da “Barcelos Cidade Medieval”, apelando a que, no final do dia, os lugares fiquem limpos, fazendo a correta deposição dos resíduos nos respetivos ecopontos e contentores.

Para esta ação, foram disponibilizados pela Câmara Municipal sacos de lixo com diferentes cores, de forma a fazer a correta separação do lixo. O grande objetivo é alertar para a importância da redução da produção de resíduos e incentivar os participantes a adotar comportamentos amigos do ambiente.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima