
Olá, caros leitores!
Espero que na Páscoa tenha corrido tudo pelo melhor.
Nesta semana pascoal, os jogos foram realizados no sábado de tarde e os golos “apadrinharam” da melhor forma todos aqueles que se deslocaram aos respetivos campos. Foram 23 golos na 1ª e 25 na 2ª divisão! Numa Semana Santa houve equipas que “pecaram” e veem de mais longe o título ou, no caso da 2ª divisão, a distância pontual a ficar mais alargada!
A jornada deste fim de semana não nos trouxe muitas surpresas! Começo pelo, cada vez mais, líder Leões, que venceram, sem apelo nem agravo, o Palme, por 1-5. Palme (7º, 34 pontos), que em dois jogos sofreu 9 golos. Estas mesmas equipas, até há 2 jornadas atrás, erem das equipas com menos golos sofridos.
O jogo da jornada era disputado em Carapeços. Os da casa recebiam o, até então, 2º classificado Macieira, mas para justificar o fator casa, mais uma vez o Carapeços venceu e por uns categóricos 4-0. Assim sendo, o Carapeços subiu ao 2º lugar, com 53 pontos. O Macieira desceu ao 4º lugar, com 51 pontos. O Macieira foi uma das equipas que “pecou” nesta semana!
O Carvalhal, 2º com 53 pontos, dos quais 39 foram conquistados em casa, em 13 jornadas, ou seja, conta por vitórias todos os jogos em casa! Não perdeu qualquer ponto em casa e nesta jornada não foi exceção. Recebeu e venceu o Silva (12º, 29 pontos), por 1-0.
O Leocadenses recebeu e venceu o Feitos, por 3-0. O Leocadenses mantém o 5º lugar, com 51 pontos e está ainda na luta pelo título. O Feitos (17º, 19 pontos) vê a sua vida cada vez mais difícil para a permanência na 1ª divisão.
O Remelhe, além de ter a sua defesa apelidada como a “fortaleza do Popular”, não perdeu nesta segunda volta. Tem marcado bastantes golos! Senão vejamos: dos 42 golos marcados até agora, 20 foram marcados só nesta segunda volta e ainda faltam 8 jogos para realizar. Um excelente trabalho este que tem realizado Miguel Campos desde que “pegou” nesta equipa! No jogo desta jornada, o Remelhe deslocou-se a Oliveira e aplicou “chapa” 6! Sim, 0-6 foi o resultado! O Remelhe mantém-se no 6º lugar, com 48 pontos, a 11 do líder. O Oliveira baixou ao 12º lugar, com 29 pontos e menos um jogo.
O Fragoso tem feito uma 2ª volta soberba, simplesmente fabulosa! Nesta jornada, venceu pela diferença mínima (1-0) e trouxe consigo os tão almejados três pontos. Recordo que o Fragoso encontra-se no 8º lugar, com 34 pontos, mas 16 deles foram conquistados nesta 2ª volta. O adversário foi o Perelhal, que não perdia há 4 jogos e desceu ao 9º lugar, com 33 pontos.
Vitória, empate ou derrota, qual foi o resultado do Campo-Pereira? Empate, claro! Estas duas equipas são das que mais empatam no campeonato! O Pereira, com 12 empates, encontra-se no 9º lugar, com 33 pontos. O Campo soma 11 empates e está em 14º, com 26 pontos.
Em 11º, com 30 pontos, o Negreiros ainda não perdeu em casa nesta 2ª volta! As quatro derrotas caseiras que tem, todas elas foram na 1ª volta! Nesta jornada, recebeu e venceu o “lanterna vermelha” Pedra Furada (8 pontos) por 2-0. Já somou 14 pontos só nesta 2ª volta e tem menos um jogo realizado.
Empatado a zero foi como terminou o jogo em Cossourado. Os locais receberam os vizinhos do Baluganense. Tanto geograficamente, como na classificação, estas equipas encontram-se na luta pela permanência. O Baluganense encontra-se no 15º, com 25 pontos; o Cossourado manteve o 16º, com 21 pontos.
Na próxima jornada, destaco o Leões-Oliveira, Remelhe-Carapeços, Pedra Furada-Carvalhal, Macieira-Cossourado e Perelhal-Leocadenses.
Na 2ª divisão, o “invencível” Lijó recebeu e venceu o Milhazes, por 4-1. Ainda passou por um susto pois ao intervalo perdiam por 0-1. Parece que as segundas-partes do Lijó são um autêntico furacão, fazendo abanar as redes adversárias! O Lijó mantém a liderança, com 60 pontos. O Milhazes é 12º, com 26 pontos.
O Sequeade (2º, 58 pontos), depois da derrota da semana passada, voltou às vitórias. Foi a Cristelo (9º, 32 pontos) vencer por 0-3. Mantém-se na luta pelo título de campeão da 2ª divisão, pois a subida dificilmente lhes irá escapar, a par do Lijó.
O Fonte Coberta também fez o que lhe competia. Foi a Cambeses (15º, 19 pontos) vencer os locais, por 0-1. Mantém o 3º lugar, com 52 pontos.
Em Paradela, os moinhos continuam a girar! Somaram a terceira vitória consecutiva! Foram a Águas Santas (10º, 30 pontos) vencer por 2-3. Ocupam o 4º lugar, com 45 pontos. Estão a 7 do Fonte Coberta, equipa que ocupa o último dos três lugares que dão acesso à 1ª divisão.
Outra equipa a “pecar” nesta semana foi o São Martinho (5º, 42 pontos)! Não foi além de um empate a 0 em Creixomil (16º, 18 pontos) e vê, assim, a sua situação ficar mais difícil quanto à subida.
Na próxima jornada, destaco o Fonte Coberta-Aborim, Paradela-Ceramistas, Carvalhas-Creixomil e o “jogo grande” São Martinho-Lijó. O Sequeade folga nesta próxima jornada.
Por esta semana é tudo.
Uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!
Por: Luís Gonçalves*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)