Foram colocados 804 novos estudantes na 1ª fase do concurso aos CTeSP´s do IPCA

Setembro 3, 2020 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo

Resultados dos colocados na 1ª fase dos CTeSP’s 

Já se encontram disponíveis os resultados da primeira fase do concurso de acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). 



Este ano letivo, e para este concurso, o IPCA recebeu 1016 candidaturas das quais colocou 804 novos estudantes, mais 159 do que em período homólogo. 

De referir que, este ano, o IPCA, além de ter mais vagas disponíveis em horários pós-laboral, também alargou a oferta educativa com três novos cursos: Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial; Gestão de Seguros e Mobilidade Híbrida, que vêm reforçar a aposta do IPCA em cursos práticos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho na região, aferidas junto das empresas que acolhem os estudantes estagiários.  

Numa análise dos resultados, verifica-se que os cursos que registaram maior procura este ano são: Desenvolvimento Web e Multimédia; Eletrónica Automação e Comando; Design para Media Digitais e Redes e Segurança Informática. 

Por seu turno, a candidatura com a nota mais elevada foi realizada para o CTeSP de Ilustração e Arte Gráfica com 19 valores. 

“Os CTeSP´s foram criados com o objetivo de formar quadros técnicos superiores qualificados capazes de dar resposta às necessidades das empresas. O IPCA tem partilhado esta visão, apostando na oferta de cursos TeSP alinhados com as necessidades das empresas e respondendo à procura pelos estudantes do ensino secundário, em particular ensino secundário profissional”, refere a instituição em nota.  

Para a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, estes resultados “são indicadores que nos fazem acreditar que estamos no caminho certo nas escolhas que temos feito. Este ano alargamos a oferta educativa em regime Pós-Laboral, para permitir melhorar as competências da população ativa, aumentando assim o número de estudantes a frequentar o ensino superior”. 

Há já seis anos que o IPCA oferece este tipo de cursos. O ano de 2014 ficou marcado para o IPCA, como o ano de arranque para a formação de cursos TeSP´s com 180 vagas e com o alargamento da área de atuação ao Polo de Braga. Em 2015, a oferta deste tipo de formação estendeu-se a Guimarães, e em 2019 a Vila Nova de Famalicão que tem este ano a maior oferta educativa em regime pós-laboral. Foi também o polo de Vila Nova de Famalicão no CIIES, onde se registou o maior número de candidaturas. 

Fonte e foto: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

“La Manita”

Gostaria de começar esta crónica e esta nova etapa, cumprimentando, cordialmente, todos
Ir Para Cima