A Frente Ribeirinha de Barcelos é o local escolhido para acolher a peça de teatro “A Contenda dos Labradores de Caldelas ou Entremês Famoso Sobre a Pesca do Rio Minho”, uma coprodução da CTB, Companhia de Teatro de Braga com o CDG, Centro Dramático Galego, no dia 8 de julho, às 21h45.
Após a estreia no 44º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, um dos mais importantes da Europa e que este ano tem Portugal como país convidado, a CTB, Companhia de Teatro de Braga apresenta a peça, em Barcelos, no âmbito do protocolo da CTB, Companhia Teatro de Braga com o Município de Barcelos.
A Contenda dos Labradores de Caldelas ou Entremês Famoso Sobre a Pesca do Rio Minho é o único texto escrito em galego nessa época de ouro da literatura. Um texto que trata do rio Minho e das disputas pela pesca nesta zona e que será interpretado por atores galegos e portugueses.
A peça condensa um momento histórico de “quase mil anos”, mas leva o argumento além da dramaturgia para representar uma luta de classes que “é universal”.
A obra é representada num equilíbrio entre atores espanhóis e portugueses, numa encenação onde as personagens se entrelaçam para fazer do texto um jogo “grotesco” e “musical” que dá origem a uma belíssima cenografia que procura transmitir ao espectador a essência do concurso de castelhano e galego.
O espetáculo é de entrada livre, mas sujeita a reserva.
Fonte:MB
Foto: companhiateatrobraga