Galego Xohan Viqueira expõe no Museu de Olaria

Março 22, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Entre 24 de março e 24 de junho, o Museu de Olaria terá patente a exposição “Geografia do tempo e da memória”, do galego Xohan Viqueira.



Este ceramista nasceu em A Corunha, em 1952. Graduou-se em Artes Aplicadas e Artesanais, especialidade de Cerâmica, pela Escola de Artes e Ofícios de Valencia. Mais tarde, em 2004, formou-se em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valencia.

Vencedor de quase uma dezena de prémios em Espanha e Portugal, já participou em quase três dezenas de exposições individuais e/ou coletivas, tendo trabalhos em edifícios e instituições espanholas e portuguesas.

Ricard Ramon Camps, da Universidade de Valencia, afirma que “a exposição de Xohan Viqueira mostra-nos uma das instalações do artista galego, reconhecido internacionalmente nas exposições individuais e coletivas em que participou e nos prémios atribuídos”.

Em Geografias do Tempo e da Memória, Xohan Viqueira constrói “toda uma cidade de cerâmica com a ideia do farol como referência, como um símbolo. O farol é aquilo que nos guia, noz conduz, nos oferece segurança e um ponto de referência no nosso caminho e nas nossas biografias e, neste caso, o artista oferece-nos um percurso que está unido aos seus próprios caminhos e à sua história de vida”, conclui.

Imagem: AB.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima