Galo Night Run ilumina a noite de Barcelos

Julho 20, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto

Mais de três mil pessoas juntaram-se, no passado sábado, em Barcelinhos para dar vida e cor à festa da “Galo Night Run”, uma atividade promovida pelos Amigos da Montanha (AM) com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos.



Foi um número recorde de participantes que, com a sua inscrição, permitiram angariar 3 100 euros para a causa social “Pela Carlota”, já que 1€ por inscrição revertia para o tratamento desta menina que sofre de paralisia cerebral.

O desafio lançado aos participantes nesta quinta edição era o de irem viver “a noite mais luminosa” numa atividade desportiva e foi isso que aconteceu. A festa começou com uma aula de zumba pelos professores Luciana, Márcia e Hector que, do Castelo, lançavam uma alegria contagiante para quem se encontrava na ponte e no Largo Guilherme Gomes Fernandes, completamente cheio pelos participantes que acompanhavam esta explosão de animação ao ritmo da música e seguindo os passos de dança através de um ecrã gigante.

A atividade desportiva sugeria uma corrida e uma caminhada, ambas de 10km. O percurso, esse, apresentava-se com muitas alterações em relação às edições anteriores e agradou a todos os participantes. A festa fez-se pelas ruas da cidade e pelas margens do Cávado, passando na ponte flutuante que os Amigos da Montanha colocaram junto ao areal de Barcelinhos para o evento “Jogos do Rio”, que aí decorre nos sábados de julho.

Em todos os locais o público esteve presente para apoiar, assistindo-se a uma multidão de barcelenses nas ruas a aplaudir e a fazer a festa, levando também para aí, a alegria contagiante que se viveu na partida e na meta.

Esta atividade foi mais do que uma prova. No percurso assumiam destaque, igualmente, as zonas temáticas, que ofereciam desde folclore e o fado aos DJ’s, tudo com muito convívio e animação, acompanhados por fumeiro, bolo vinho, licor de ginja, cubas e champanhe.

Foi assim que todos tornaram este evento numa festa pela noite dentro, cheio de luz e de cor. Desde a ponte, às margens do Cávado, passando pelas ruas de Barcelos, o cenário tornou-se deslumbrante. O fogo de artifício assumiu lugar de destaque a marcar a partida; milhares de velas embelezaram as margens; as animações luminosas deram um colorido especial; e tudo fez da “Galo Night Run” uma verdadeira festa em Barcelos, em perfeita harmonia com a prática desportiva.

Américo Alves, presidente da Direção dos AM, salientou o crescimento do número de participantes ano após ano e o ambiente de festa, alegria, convívio de grupos de amigos ou famílias inteiras, conseguido num cenário tornado único, com todos os pormenores que são pensados para fazer desta uma noite bonita e de explosão de alegria para milhares de pessoas a percorrerem de forma animada as ruas da cidade.

Sentir que todos os participantes gostaram e acharam esta noite fantástica foi uma excelente recompensa para todo o trabalho realizado por muitas pessoas, onde mais uma vez “a colaboração de dezenas de voluntários ao longo do percurso” é fundamental, afirmou.

Apesar do mote ser a festa, a corrida foi cronometrada para os cerca de 700 inscritos e trouxe os seus vencedores. Na vertente feminina, a atleta dos Amigos da Montanha, Doroteia Peixoto foi a primeira a cortar a meta, seguida de Cecília Mouta (Dumiense Xallenge Runners) e Fátima Melo.

Na corrida masculina, Augusto Costa, também dos Amigos da Montanha, subiu ao lugar mais alto do pódio, que ficou completo com Fernando Grilo e Pedro Torres (Vidaativarunners).

Fonte: AM.


Fotos: DR/AM.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*