GASC e municípios de Barcelos e Esposende unidos contra a violência sobre crianças e jovens com deficiência

Dezembro 24, 2021 Ação Social, Atualidade, Concelho

“O município de Barcelos está totalmente envolvido e comprometido com todas as iniciativas que visem o combate à violência doméstica e sobretudo na defesa dos direitos das crianças”. A afirmação é do vereador da Ação Social, António Ribeiro, e foi proferida hoje no âmbito da assinatura do memorando de compromisso entre o GASC e a Câmara Municipal relativo ao programa “Coração com Voz”, cujo objetivo é prestar apoio psicológico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica. Recorde-se que o município de Barcelos cede desde 2005 as instalações onde funciona o Espaço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica desenvolvido pelo GASC.

Projeto Coração com Voz
Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelo GASC (Grupo de Ação Social Cristã) em parceria com os municípios de Barcelos e Esposende e a APACI, que disponibiliza consultas gratuitas de psicologia especializada a crianças e jovens com deficiência, até aos 18 anos de idade, residentes em Barcelos ou Esposende, que tenham sido expostas ou envolvidas em situações de violência doméstica.

Esta resposta resulta de um trabalho de concertação das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica que integram o território da Comunidade Intermunicipal do Cávado ao POISE, tendo o financiamento do Portugal 2020, através do Fundo Europeu, sendo a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género o organismo intermédio.

Os objetivos desta resposta são fornecer suporte emocional e intervir nas consequências que episódios de violência doméstica podem provocar. Por outro lado visam capacitar as crianças e jovens com competências pessoais, sociais e de autonomia, e estimular os relacionamentos interpessoais positivos. Quem tenha conhecimento de um caso de violência sobre crianças e jovens deve contactar ou encaminhar o assunto através de email ou contacto telefónico, ou ainda presencialmente no espaço físico do GASC.

Fonte: MB

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

APAC: do CAO ao CACI

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão A legislação enquadradora dos
Ir Para Cima