“Givec Maratona BTT 5 Cumes” realiza-se a 30 de setembro

Junho 27, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

A 14.ª edição da Givec Maratona BTT 5 Cumes realiza-se a 30 de Setembro e a apresentação da prova de 2018 desenrolou-se na bonita zona ribeirinha de Barcelos, cenário que dá, também, imagem ao cartaz da edição deste ano do evento de BTT organizado pelos Amigos da Montanha.



David Ferreira, Presidente adjunto dos Amigos da Montanha, salientou, na apresentação, algumas das novidades deste ano.

No ambiente, preocupação fundamental desde sempre para os Amigos da Montanha, haverá distribuição de água em bidões nos abastecimentos, evitando o uso de plásticos. A marcação do percurso será feita com fitas reutilizáveis e os trilhos serão limpos antes da maratona e ficarão novamente limpos, imediatamente após a prova, como tem sido apanágio dos Amigos da Montanha.

Os “5 cumes” vão ainda passar no monte de São Gonçalo. Existirão, em simultâneo, 2 provas com 2 distâncias diferentes: “3 Cumes” – cerca de 45 Km e de 1100m de acumulado; “5 Cumes” – cerca de 75 Km e de 2.000m de acumulado.

No que toca aos trilhos e montes que vão receber os atletas, esta edição vai passar por alguns dos cumes míticos do concelho, nomeadamente pelo Facho e São Gonçalo. Toda a prova se desenrola, maioritariamente, pela zona norte do concelho, passando para o lado sul, para Barcelinhos, por uma ponte que será colocada no rio Cávado.

A partida será em direção ao Monte do Facho, segue-se o Monte de Lousado (Alheira) e depois o Monte de Tamel (estes cumes serão comuns aos “3 cumes” e “5 cumes”).

David Ferreira salientou, também, que esta é uma organização que necessita de grande número de voluntários. Os AM contam com o apoio dos seus membros, mas também de alunos das escolas, escuteiros e elementos de outras associações.

O objetivo de 2018 passa por ultrapassar os 2000 inscritos, não sendo, no entanto, fácil este número, particularmente com o panorama que se vive com a diminuição dos participantes em quase todas as provas que se realizam pelo país.

As inscrições já podem ser feitas em (basta clicar no link para aceder automaticamente) www.amigosdamontanha.com e incluem o jersey do evento e outras ofertas, entre as quais, um lenço de BTT, meias e bifana para todos no final.

No tocante a premiados, este ano estende-se a outras categorias que irão receber o troféu dos “5 Cumes”. Para além da geral, haverá prémios para Elites, Masters 30, Masters 35, Masters 40, Masters 45, Masters 50 e Masters 55 masculinos e Elites, Masters 30 e Masters 40 femininos.

Uma das apostas a fazer este ano será o “Onda Passeio BTT Jovem” que se realiza no sábado e que terá, também, partida na Avenida da Liberdade, em Barcelos. Esta atividade é de participação gratuita e pretende chamar os mais novos, mas também pais e avós, para a prática desportiva, apresentando-se como uma atividade de convívio e ligação entre várias gerações.

Este ano, a prova é apadrinhada por um nome de referência no BTT barcelense, alguém que “tem defendido bem as cores” de Barcelos, salientou David Ferreira. Fátima Melo será a madrinha dos “5 Cumes” e recebeu o dorsal n.º 1. A altleta barcelense disse que o mais importante é que se consiga juntar os jovens, juntar o maior número de pessoas a praticar BTT. Este será o quinto ano em que está nos “5 Cumes”, quatro deles com vitória. Fátima Melo sofreu, em janeiro, uma queda grave de bicicleta e está ainda em fase de recuperação. Quando saiu da unidade de tratamento, em abril, disse de imediato que um dos grandes objetivos era fazer os “5 cumes” deste ano.

“Um grande orgulho, por não ser uma atleta federada, e ser convidada pela organização para ser a madrinha da prova” referiu, acrescentando que tentará com que mais mulheres venham fazer os “5 Cumes” e continua a dizer que com um pouco de treino todos conseguem fazer esta prova.

O Presidente da Junta de Barcelinhos, José Alves Peixoto, saudou a organização por usar uma imagem da zona ribeirinha, uma das zonas mais bonitas do país, como cartaz da prova, salientando que é um orgulho para Barcelinhos o trabalho desta Associação local.

Daniel Azevedo, representante da Câmara Municipal, louvou o juntar de vários escalões etários para começar desde pequeno a vida saudável pelo desporto, referindo que esta é mais uma “iniciativa que faz engrandecer os barcelenses” até porque foi usada esta imagem da zona ribeirinha e castelo, “uma das entradas mais bonitas do país” para a promover.

Fonte e fotos: AM e Sérgio Rodrigues.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Mais que uma Derrota

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 7ª jornada do Campeonato Nacional

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima