
“Google Lens”: uma tecnologia que basicamente transforma a câmara do teu telefone numa ferramenta de procura visual artificialmente inteligente
O Google I / O acaba de ser lançado e já estou a ver uma infinidade de novos softwares disponíveis para os usuários. Um dos primeiros novos recursos anunciados no keynote de abertura é o Google Lens, que pode ajudar-te a obter as informações que precisas usando o reconhecimento diretamente da câmara.
Semelhante ao funcionamento do Bixby, da Samsung, o Google Lens pode captar as imagens da câmara e usar o assistente para mostrar as informações importantes. Outros exemplos do que o Google Lens pode fazer incluem os usuários que podem tirar uma foto da etiqueta na parte de trás de um router, após o qual o telefone conecta-se automaticamente à rede Wi-Fi sem que seja necessário fazer qualquer outra coisa, e até mesmo mostrar avaliações dos restaurantes apenas apontando a câmara para eles.
O Google Lens espera ser capaz de reconhecer as informações importantes que poderás querer do mundo real e ajudar-te a fazer as coisas mais rápido.
No Google Lens poderás identificar edifícios ou marcos, por exemplo, apresentando aos utilizadores as instruções e horários de funcionamento. Também poderás apresentar informações sobre uma famosa obra de arte; talvez poderá ele resolver o mistério de saber se Mona Lisa está a sorrir ou não!
Além disso, o Google Lens permitirá que os usuários liguem para um número diretamente do aplicativo “Fotos”, se um amigo enviar uma captura de ecrã com detalhes de contacto, por exemplo.
A Google não especificou quando o Google Lens vai chegar aos smartphones…mas vou estar atento.
Por: Diogo Sendim Lourenço*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)
Rua Duques de Barcelos, 17
4750-264 Barcelos
Email: diogosendimlourenco@gmail.com
Contacto: 932 908 025