Governo acolhe medida do PAN para garantir acolhimento de animais de companhia de vítimas de violência e pessoas em situação de sem-abrigo

Novembro 5, 2020 Atualidade, Concelho, Mundo, Política

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza conseguiu o acolhimento do Governo, em sede de discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, para uma medida que visa a adaptação das casas de abrigo de vítimas de violência doméstica e dos albergues de pessoas em situação de sem-abrigo, de forma a assegurar o acolhimento dos seus animais de companhia.



A maioria das casas-abrigo não prevê o acolhimento e proteção dos animais de companhia das vítimas, situação que já mereceu o alerta de várias Organizações Não-Governamentais, uma vez que muitas destas pessoas preferem manter-se em situações adversas do que deixar para trás os seus animais de companhia. Segundo estudos da National Coalition on Violence Against Animals, 15% a 48% das mulheres adiam a sua saída de uma situação de abuso com receio pela segurança dos seus animais de companhia. De igual modo, são vários os casos de pessoas em situação de sem-abrigo que se recusam a abandonar os seus animais quando os centros de acolhimento não garantem esta permissão, preferindo permanecer na rua.

“O PAN considera que esta medida poderá ter efeitos imediatos no processo de saída das espirais de violência a que são submetidas as vítimas, constituindo ainda uma forma de garantir a potencial diminuição do número de pessoas em situação de sem abrigo no nosso país. O Partido quer que esta proposta seja implementada já em 2021”, refere o Partido em nota.

Fonte: PAN.

Foto: DR.

Tags:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima