Graça Costa, dos Amigos da Montanha, é Vice-Campeã Europeia W55 de meia maratona

Novembro 3, 2020 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Atleta barcelense competiu pela Seleção Nacional

A atleta dos Amigos da Montanha, Graça Costa, vestiu as cores da seleção nacional para participar no Campeonato Europeu de Masters, correndo a meia maratona na ilha da Madeira onde se sagrou Vice-Campeã em W55.



Num ano atípico, onde escassearam as provas de corrida, a competição do último domingo decidia o ano desportivo. Graça Costa subiu ao 2º lugar do pódio do escalão depois de ter corrido 1h41m23s. Apesar de, inicialmente, esperar um tempo melhor, dadas as dificuldades do terreno e das condições climatéricas, Graça Costa mostrou-se satisfeita com o resultado alcançado que a classificou como a 4ª melhor portuguesa da geral e 14ª entre as concorrentes femininas de todos os países.

A atleta revelou que “correr na Madeira nunca é fácil. O desnível próprio da ilha faz com que os planos sejam quase inexistentes e transforma qualquer prova num autêntico carrossel. Tendo isso em mente, sabia que não ia correr para tempos, mas sim, para os lugares do pódio.” No dia da prova, o calor foi significativo (27°C) exigindo grande rigor na gestão do esforço. Durante os primeiros quilómetros, a atleta foi gerindo bem, nunca perdendo de vista a atleta que ocupava o primeiro lugar. As constantes subidas e descidas trouxeram, no entanto, mais dificuldades depois do km 10, começando a sentir dores na perna esquerda e perdendo o contacto com a atleta da frente.

Graça Costa no seu lugar do pódio (Foto: DR)

A corrida em estradas de paralelo, juntamente com os desníveis acentuados, fez piorar as dores e levaram a que, em alguns momentos, apenas fosse possível caminhar, quando estava a 4 km da meta. As dificuldades eram coletivas e Graça Costa acredita que nesta altura já muitos atletas “corriam apenas com o coração”, numa meta que parecia interminável pelas dificuldades às quais acresceu o facto de a prova registar 700 metros a mais que a distância oficial.

A atleta barcelense a cortar a meta (Foto: DR)

Fonte: AM.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima