Grande Trail Serra d’Arga 2019 adiado para 14 de setembro

Setembro 6, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Prova adiada devido à situação de alerta para Portugal Continental

Pelo 9º ano consecutivo, a Carlos Sá Nature Events brinda os amantes do trail com mais uma edição do Grande Trail Serra d’Arga – GTSA 2019. Contando com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores, a Serra d’Arga será, novamente, palco para mais uma grande competição do trail running nacional.



No entanto, em virtude do despacho  conjunto do Ministro da Administração Interna e do Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, que  declara “Situação de Alerta para o período compreendido entre as 00h do dia 4 de Setembro e as 23h59 do dia 8 de setembro de 2019, para todo o território de Portugal Continental” e decreta “Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais.”, e do parecer desfavorável do ICNF, a organização ficou impedida de realizar a prova GTSA Desafio Vertical no próximo domingo 8 de setembro 2019.

Assim, tudo começará na manhã do dia 14 de setembro 2019 (prova adiada em uma semana) com o GTSA Desafio Vertical, que marcará de forma festiva a apresentação oficial da prova. O GTSA Desafio Vertical será, de resto, uma das grandes novidades desta 9ª edição, na qual os participantes poderão desafiar-se, quer por trilho, quer por estrada, para atingir o mítico Alto da Sra. do Minho. A partida de ambas as provas será em simultâneo, mas com localizações diferentes: o Desafio Vertical Trilho partirá da aldeia de Estorãos e o Desafio Vertical Estrada partirá da aldeia da Montaria. A disputa entre os apreciadores da corrida de estrada e os apreciadores dos trilhos espera-se renhida, numa das subidas mais emblemáticas do Grande Trail Serra d’Arga!

Ao Desafio Vertical seguir-se-á a conferência de imprensa para a apresentação oficial do GTSA 2019, na Junta de Freguesia da Montaria, pelas 12h00, com a presença do Diretor do Evento, o ultramaratonista Carlos Sá, e das demais entidades parceiras.

A festa continuará no fim de semana de 21 e 22 de setembro com as restantes distâncias competitivas. A organização espera, como habitualmente, a participação de cerca de 2500 atletas que competirão em seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Ultra Trail 55 Km, Trail Longo 37 Km e 27 Km, Trail Curto 17 Km, Caminhada 12 Km e Trail Jovem.

Este ano, os novos campeões do Campeonato Nacional de Trail ficarão a ser conhecidos no GTSA 37KM. O GTSA 55km é, também, uma das provas que integra o Calendário do Circuito Nacional de Ultra Trail da ATRP.

A menos de 1 mês da prova estava já confirmada a presença de atletas oriundos de 19 países diferentes, com destaque para Portugal, Espanha, Cabo Verde e Estados Unidos da América.

“O GTSA é mais que uma prova de Trail. É um encontro de amigos, uma celebração em família, um destino de lazer e diversão. Não faltes a um dos mais emblemáticos eventos do calendário de provas do trail nacional. Vem participar ou apoiar os atletas e maravilhar-te com a beleza da majestosa Serra d’Arga”, conclui a organização.

Foto: CSNE.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima