Grande Trail Serra D’Arga 2019 com cerca de 2300 atletas

Setembro 25, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Condições climatéricas adversas não afastaram trail runners

Nos últimos nove anos, todos os finais de setembro, a Grande Festa de Trail Running ruma ao Alto Minho e tem a Serra d’Arga como palco principal. “Comprovando que este evento é muito mais do que uma prova desportiva, é a celebração da família do trail, um encontro de amigos em comunhão com a Natureza, é momento de superação pessoal e transposição de limites”, refere a organização.



A edição de 2019 realizou-se nos dias 21 e 22 de setembro e trouxe, uma vez mais, inúmeros desafios a todos quantos se puseram à prova nestas montanhas do Alto Minho.

No sábado, dia 21 de setembro, foi debaixo de chuva intensa (que não deu tréguas o dia todo) que cerca de 1100 atletas competiram nas distâncias de Ultra Trail 55km e Trail Longo 37 km. Ambas as distâncias integravam os circuitos da ATRP e a distância de 37km foi, também, palco para a disputa dos títulos do Campeonato Nacional de Trail. Ambas as provas foram circulares, com partida e chegada na aldeia de Dem, no Município de Caminha.

Os grandes vencedores na prova rainha de 55km foram Carlos Ferreira, da SIM SUMMIT, com 05h30m18s, e Elisabete Santos, da TEAM LANTEMIL, com 07h24m02s, respetivamente, nos setores masculino e feminino.

Já no que diz respeito à distância de 37km, Dário Moitoso, do CIAIA (Clube Independente de Atletismo Ilha Azul), e Inês Marques, da Into the World, sagraram-se Campeões Nacionais de Trail com, respetivamente, 03h26m42s e 04h30m17s. Também nos 37km, mas na prova aberta, os grandes vencedores foram Danilson Pereira, com 03h57m30s, e Inês João, da Saca Trilhos Anadia, com 04h53m47s.

No domingo, dia 22 de setembro, decorreram em simultâneo duas provas competitivas: o Trail Longo (27km) e o Trail Curto com (17km). Teve ainda lugar uma caminhada de 12km e GTSA Kids. Todas as provas foram circulares, com partida e chegada em S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo.

Os classificados nos lugares mais altos do pódio dos 27km foram Wilson Cabral, da Emicela Team, com 02h17m44s, e Renata Gonçalves, com 03h12m43s. Os grandes vencedores na distância de 17km foram Rui Almeida e Edena Lima, ambos da Emicela Team, com, respetivamente, 01h14m03s e 01h40m35s.

Esta edição contou com seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Ultra Trail 55Km, Trail Longo 37Km, Trail longo 27Km, Trail Curto 17Km, Caminhada 12Km e o GTSA Kids para os mais jovens.

Este ano, marcaram presença cerca de 2300 atletas, oriundos de vinte e dois países diferentes, com destaque para Espanha, França, Cabo Verde e Portugal. Apesar de forte contingente de atletas internacionais, a 9ª edição do Grande Trail Serra d’Arga foi dominada por atletas portugueses na prova rainha, tanto na vertente masculina, como feminina.

O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events® com o apoio e colaboração das Câmaras Municipais de Caminha e Viana do Castelo, Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga S. João, Arga de Cima e Arga de Baixo, Amonde, Gondar e Orbacém. Foram ainda parceiros desta edição a Impetus, 4moove, Ecomobile rent-a-car, Milaneza, Chocolates Avianense, Água do Fastio, EuroBic, Libargel e Delta Cafés.

“A Organização agradece a todos os atletas a participação, a resiliência, o companheirismo e o civismo demonstrados, sob condições climatéricas tão agrestes, num dia que ficará para sempre gravado nas memórias de todos quantos se puseram à prova e se superaram”.

A Grande Festa do Trail Nacional já tem data marcada para o próximo ano.  A “romaria” à Serra d’Arga será a 26 e 27 de setembro de 2020.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima