GrowUp supera expectativas

Novembro 18, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) organizou, nos dias 13 e 14 de novembro, a “GrowUp – Feira de Emprego do IPCA”, no Campus de Barcelos.



Esta Feira de Emprego, além de criar um espaço complementar de interação, expondo a comunidade académica à realidade do mercado de trabalho, também teve como objetivo promover, junto das empresas, uma visão mais alargada e realista das competências adquiridas pelos estudantes dos diferentes ciclos e cursos.

Foram cerca de 80 empresas que participaram nesta segunda edição da “GrowUp”, que decorreu durante dois dias, em dois contextos distintos, mas complementares.

O primeiro dia da Feira foi dedicado à consolidação de competências transversais, através de sessões de coaching e mentoring. “Estas sessões permitem que os estudantes se capacitem e se valorizem, diferenciando-se e aumentando o seu potencial de empregabilidade”, explicou Adriana Lago de Carvalho, Diretora Executiva do Praxis 21, unidade organizadora.

Na abertura da “GrowUp”, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, sensibilizou os estudantes relativamente ao esforço institucional na organização destas iniciativas e para a importância das mesmas no sucesso académico e profissional. A elevada representação do tecido empresarial foi digna de referência, demonstrando a dinâmica de cooperação existente entre o IPCA e os seus stakeholders.

Num auditório completamente lotado, seguiu-se uma sessão motivacional com o motivational speaker Jorge Sequeira. Joana Fernandes, estudante do 1º ano de Solicitadoria, congratulou o IPCA por esta iniciativa e adiantou que “a sessão de coaching foi muito boa. Nunca tinha participado em nenhuma e estava curiosa para saber como era. Gostei bastante”.

O fecho do primeiro dia esteve a cargo de Pedro Silva-Santos, autor do livro “Como conseguir emprego em 30 dias”. Partilhou com os estudantes dicas importantes na procura de emprego. “O simples facto de colarem um ‘de’ entre o nome pessoal e apelido faz a diferença quando alguém pesquisa o vosso nome na Internet”.

Feira de Emprego contou com 80 empresas

O segundo dia da “GrowUp” contou com a presença de cerca de 80 empresas em exposição. Mais de metade das empresas teve a oportunidade de participar nos “Meet…”, sessões paralelas estruturadas, onde, durante 15 minutos, tiveram a oportunidade de se apresentarem e responderem às principais questões levantadas pelos candidatos.

Em stand, em representação da BorgWarner, estava Tiago Costa, Alumnus do IPCA do TeSP em Gestão Industrial da Produção. Terminou o curso em 2018, efetuou o seu estágio curricular na BorgWarner, onde já se encontra há dois anos. “Estudar no IPCA foi uma rampa de lançamento para a minha carreira. Participei na 1ª edição deste curso no IPCA e dentro das áreas que o curso abrangeu, direcionei-me para a produção, qualidade e logística”.

João Antunes, da Ordem dos Contabilistas Certificados, participou na “GrowUp” pela segunda vez e considera positiva a sua participação. “Os estudantes trazem muitas questões. Estão preocupados com o futuro e muitos deles esclarecem dúvidas relacionadas com o exame de acesso à ordem”.

Joana Moura, da Gen Design Studio, participou na “GrowUp” pela primeira vez e ficou impressionada com a adesão da comunidade discente. “O que lhes digo é que um curso é só uma ferramenta, não é uma pensão no mercado de trabalho. Eles devem ajustar o percurso deles, ser polivalentes”, referiu.

Por onde os estudantes passaram, puderam deixar os currículos nas empresas através do sistema BEAMIAN, uma plataforma tecnológica que permite a identificação de visitantes e expositores de forma simples.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima