Hélder Gonçalves e Lucas Braga (ACR Roriz) conquistam bronze nos Nacionais de Estrada

Julho 4, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

No passado fim de semana, decorreram, em Castelo de Vide, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada para as categorias de Juniores e Cadetes.



Os atletas da ACR RORIZ SEISSA | KTM-BIKESEVEN | MATIAS&ARAÚJO | FRULACT estiveram em evidência em ambas as provas. Hélder Gonçalves, em Juniores, e Lucas Braga, em Cadetes, conquistaram um excelente 3º lugar nesta competição.

A corrida de Juniores, com 133,5 km de extensão, decorreu a um ritmo “alucinante”, com a formação de Roriz a marcar presença em todos os momentos decisivos da corrida. Depois de várias tentativas frustradas na fase inicial, pelo quilómetro 30 constituiu-se a principal fuga do dia, onde se colocou João Carvalho, que teve a companhia de mais três atletas de equipas adversárias.

A fuga foi ganhando tempo, chegando a mais de 3 minutos para o pelotão, onde os ataques e tentativas de fazer a ponte para a frente da corrida eram constantes. Na resposta a essas tentativas, esteve Hélder Gonçalves, que pelo quilómetro 120, chegou à frente da corrida, juntamente com mais quatro atletas, que viriam a discutir a vitória entre si.

No sprint final para a vitória, Hélder Gonçalves foi 3º classificado, a 6s, e João Carvalho foi 8º, a 1m05s do vencedor, Pedro Andrade (VITO-FEIRENSE). Na 15ª posição chegou Rafael Torres, logo seguido por Pedro Silva, na 19ª. Quanto aos restantes elementos da equipa, Bruno Silva foi 43º, Flávio Fernandes 69º e Manuel Barbosa 74º. Já João Rocha, vítima de duas quedas, chegou fora do controlo.

A corrida de Cadetes, com 80,1 km de extensão, ficou marcada por vários movimentos, como é normal no ciclismo jovem, constituindo-se uma fuga de dois atletas, onde Diogo Saleiro, da equipa rorizense, esteve em evidência, juntamente com o atleta Gonçalo Fonte (TENSAI). A fuga foi perdurando e os atletas chegaram a pensar que poderiam ter sucesso. Contudo, uma reação do pelotão nos quilómetros finais anulou a mesma já no derradeiro quilómetro da prova.

O mais forte no sprint final acabou por ser Rúben Silva, que triunfou diante de Lucas Lopes (BMC/PÓVOA DE VARZIM/CDC NAVAIS). O 3º, a 1 segundo da dupla mais adiantada, foi o rorizence Lucas Braga. A 3s ficou João Almeida, na 7ª posição, logo seguido de Diogo Saleiro, no 22º lugar. Sérgio Saleiro foi 41º, Vítor Costa e Nuno Fernandes 49º e 50º, respetivamente, Luís Lobo 76º e Jorge Fernandes 91º. Gonçalo Godinho, vítima de queda, João Serre e Edgar Santos não concluíram.

Já no sábado, disputaram-se os Nacionais de Contrarrelógio, em Póvoa e Meadas – Castelo de Vide. Em Juniores, o melhor classificado da ACR Roriz foi João Carvalho, na 11ª posição. Pedro Silva foi 17º e João Rocha 19º.

Nos Cadetes, João Almeida foi 9º, Vítor Costa 12º e Lucas Braga 21º.

Fonte: ACRR.

Fotos: DR.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima