No passado fim de semana, decorreram, em Castelo de Vide, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada para as categorias de Juniores e Cadetes.
Os atletas da ACR RORIZ SEISSA | KTM-BIKESEVEN | MATIAS&ARAÚJO | FRULACT estiveram em evidência em ambas as provas. Hélder Gonçalves, em Juniores, e Lucas Braga, em Cadetes, conquistaram um excelente 3º lugar nesta competição.
A corrida de Juniores, com 133,5 km de extensão, decorreu a um ritmo “alucinante”, com a formação de Roriz a marcar presença em todos os momentos decisivos da corrida. Depois de várias tentativas frustradas na fase inicial, pelo quilómetro 30 constituiu-se a principal fuga do dia, onde se colocou João Carvalho, que teve a companhia de mais três atletas de equipas adversárias.
A fuga foi ganhando tempo, chegando a mais de 3 minutos para o pelotão, onde os ataques e tentativas de fazer a ponte para a frente da corrida eram constantes. Na resposta a essas tentativas, esteve Hélder Gonçalves, que pelo quilómetro 120, chegou à frente da corrida, juntamente com mais quatro atletas, que viriam a discutir a vitória entre si.
No sprint final para a vitória, Hélder Gonçalves foi 3º classificado, a 6s, e João Carvalho foi 8º, a 1m05s do vencedor, Pedro Andrade (VITO-FEIRENSE). Na 15ª posição chegou Rafael Torres, logo seguido por Pedro Silva, na 19ª. Quanto aos restantes elementos da equipa, Bruno Silva foi 43º, Flávio Fernandes 69º e Manuel Barbosa 74º. Já João Rocha, vítima de duas quedas, chegou fora do controlo.
A corrida de Cadetes, com 80,1 km de extensão, ficou marcada por vários movimentos, como é normal no ciclismo jovem, constituindo-se uma fuga de dois atletas, onde Diogo Saleiro, da equipa rorizense, esteve em evidência, juntamente com o atleta Gonçalo Fonte (TENSAI). A fuga foi perdurando e os atletas chegaram a pensar que poderiam ter sucesso. Contudo, uma reação do pelotão nos quilómetros finais anulou a mesma já no derradeiro quilómetro da prova.
O mais forte no sprint final acabou por ser Rúben Silva, que triunfou diante de Lucas Lopes (BMC/PÓVOA DE VARZIM/CDC NAVAIS). O 3º, a 1 segundo da dupla mais adiantada, foi o rorizence Lucas Braga. A 3s ficou João Almeida, na 7ª posição, logo seguido de Diogo Saleiro, no 22º lugar. Sérgio Saleiro foi 41º, Vítor Costa e Nuno Fernandes 49º e 50º, respetivamente, Luís Lobo 76º e Jorge Fernandes 91º. Gonçalo Godinho, vítima de queda, João Serre e Edgar Santos não concluíram.
Já no sábado, disputaram-se os Nacionais de Contrarrelógio, em Póvoa e Meadas – Castelo de Vide. Em Juniores, o melhor classificado da ACR Roriz foi João Carvalho, na 11ª posição. Pedro Silva foi 17º e João Rocha 19º.
Nos Cadetes, João Almeida foi 9º, Vítor Costa 12º e Lucas Braga 21º.
Fonte: ACRR.
Fotos: DR.