A entrevista a Hélder Gonçalves, jovem ciclista barcelense, fez formação na ACR Roriz, agora ao serviço da Kelly/Simoldes/UDO.
Já iniciou os treinos ?
Comecei a treinar há cerca de 3 semanas. Um trabalho progressivo ainda com muita base, isto é, unicamente andar de bicicleta por longas horas e muitos quilómetros. Sempre que posso também gosto de desfrutar da bicicleta de montanha com amigos pois é uma vertente que adoro e que me trouxe até ao mundo do Ciclismo.
Helder Gonçalves prepara-se para a Volta ao Algarve em fevereiro de 2021, como tem corrido o treino? Tem encontrado dificuldades?
A preparação tem corrido bastante bem, o único fator adverso é mesmo a meteorologia. Esta, tem sido a maior dificuldade para os ciclistas nas últimas semanas, contudo, ainda não me impediu de sair para a estrada. Por vezes é necessário fazer algum esforço extra, e sair mesmo quando a situação meteorológica não é favorável pois nem todas as corridas são feitas em cima de um rolo de treino nem todas serão feitas debaixo de sol.
É necessário levar o trabalho sempre com o máximo de foco pois não nos podemos esquecer que este é o nosso trabalho e temos que encarar o mesmo com muito profissionalismo. No meu caso especifico também tenho de gerir bem os horários de treino versus os estudos, estou no último ano de Engenharia Informática e um dos meus objetivos é terminar o curso.

Sobre a sua atual equipa Kelly/Simoldes/UDO, como tem corrido a experiência?
Experiência incrível e sempre fantástica, sempre tive colegas incríveis e tenho a certeza que no próximo ano assim continuarei a ter. Quanto aos diretores da equipa, estes são sempre atenciosos em todos os pormenores possíveis com os seus atletas e penso que esta é uma das chaves de sucesso do meu Chefe Manuel Correia e Luís Pinheiro, são sem dúvida uns senhores do ciclismo que levarei comigo para o resto da vida. Acima de colegas de trabalho somos também bons companheiros e amigos e só assim se consegue trabalhar em equipa e alcançar bons resultados.
Sobre o desafio da Volta a Portugal, quais as suas ambições?
A principal ambição passa sem dúvida por ajudar a minha equipa a cumprir os seus objetivos, tenho colegas de equipa que tem hipóteses de ganhar etapas e fechar nos primeiros, e eu quero estar com eles para tudo o que precisarem. A equipa tem o plantel renovado e este ano teremos mais responsabilidade que nunca perante todos. E é esta responsabilidade que me leva a aumentar o meu profissionalismo como ciclista.

O ano 2020 foi atípico, devido à pandemia, olhando para este ano quais os melhores momentos?
Iniciei o ano com uma pequena lesão que me deixou de fora da Volta ao Algarve, provavelmente a minha corrida preferida, o que me deixou bastante triste. De seguida, iniciou-se a pandemia, a quarentena e foi tudo cancelado, nada disto me desmotivou e treinei sempre para a qualquer altura poder participar numa competição. Por sua vez, a única competição foi o campeonato nacional de estrada, este que fechei no TOP-10 o que a meu ver não foi um mau resultado. Trabalhei para mais, mas saí do mesmo com consciência tranquila e feliz pois afinal tínhamos vencido o mesmo com o Fábio Costa da minha equipa.
E para 2021, quais seriam os melhores?
Participar na Volta ao Algarve e na Volta a Portugal, são as minhas competições favoritas cá em Portugal e que nos trazem imensa visibilidade e oportunidades futuras. Gosto muito do GP beiras e serra da estrela é uma prova que se adequa às minhas características e geralmente numa boa altura do ano para mim. Espero estar à altura em todas as corridas que participar e sempre em boa forma assim como espero trazer muitas alegrias para todas as pessoas que me acompanham, mas em especial aos meus chefes.

Os Barcelenses têm muito carinho por si, gostava de deixar algumas palavras de motivação?
Tal como disse, espero poder estar à altura e dar muitos alegrias à nossa cidade. É enorme o carinho que eu sinto que vem das pessoas, e muito especial e faço sempre de tudo para nunca os desiludir. Espero mesmo que no futuro o ciclismo em Barcelos se torne um desporto de eleição e que seja sempre a primeira escolha das crianças. E um Obrigado pelo apoio.
Autor : Equipa Informação Barcelos na Hora
Fotos: DR