Hélder Gonçalves revela ambição de correr a volta a Portugal

Dezembro 18, 2020 Atualidade, Desporto, Entrevistas, Mundo

A entrevista a Hélder Gonçalves, jovem ciclista barcelense, fez formação na ACR Roriz, agora ao serviço da  Kelly/Simoldes/UDO.

Já iniciou os treinos ?

Comecei a treinar há cerca de 3 semanas. Um trabalho progressivo ainda com muita base, isto é, unicamente andar de bicicleta por longas horas e muitos quilómetros. Sempre que posso também gosto de desfrutar da bicicleta de montanha com amigos pois é uma vertente que adoro e que me trouxe até ao mundo do Ciclismo.

Helder Gonçalves prepara-se para a Volta ao Algarve em fevereiro de 2021, como tem corrido o treino? Tem encontrado dificuldades?

A preparação tem corrido bastante bem, o único fator adverso é mesmo a meteorologia. Esta, tem sido a maior dificuldade para os ciclistas nas últimas semanas, contudo, ainda não me impediu de sair para a estrada. Por vezes é necessário fazer algum esforço extra, e sair mesmo quando a situação meteorológica não é favorável pois nem todas as corridas são feitas em cima de um rolo de treino nem todas serão feitas debaixo de sol.

É necessário levar o trabalho sempre com o máximo de foco pois não nos podemos esquecer que este é o nosso trabalho e temos que encarar o mesmo com muito profissionalismo. No meu caso especifico também tenho de gerir bem os horários de treino versus os estudos, estou no último ano de Engenharia Informática e um dos meus objetivos é terminar o curso. 

Sobre a sua atual equipa Kelly/Simoldes/UDO, como tem corrido a experiência?

Experiência incrível e sempre fantástica, sempre tive colegas incríveis e tenho a certeza que no próximo ano assim continuarei a ter. Quanto aos diretores da equipa, estes são sempre atenciosos em todos os pormenores possíveis com os seus atletas e penso que esta é uma das chaves de sucesso do meu Chefe Manuel Correia e Luís Pinheiro, são sem dúvida uns senhores do ciclismo que levarei comigo para o resto da vida. Acima de colegas de trabalho somos também bons companheiros e amigos e só assim se consegue trabalhar em equipa e alcançar bons resultados.

Sobre o desafio da Volta a Portugal, quais as suas ambições?

A principal ambição passa sem dúvida por ajudar a minha equipa a cumprir os seus objetivos, tenho colegas de equipa que tem hipóteses de ganhar etapas e fechar nos primeiros, e eu quero estar com eles para tudo o que precisarem. A equipa tem o plantel renovado e este ano teremos mais responsabilidade que nunca perante todos. E é esta responsabilidade que me leva a aumentar o meu profissionalismo como ciclista.

O ano 2020 foi atípico, devido à pandemia, olhando para este ano quais os melhores momentos?

Iniciei o ano com uma pequena lesão que me deixou de fora da Volta ao Algarve, provavelmente a minha corrida preferida, o que me deixou bastante triste. De seguida, iniciou-se a pandemia, a quarentena e foi tudo cancelado, nada disto me desmotivou e treinei sempre para a qualquer altura poder participar numa competição. Por sua vez, a única competição foi o campeonato nacional de estrada, este que fechei no TOP-10 o que a meu ver não foi um mau resultado. Trabalhei para mais, mas saí do mesmo com consciência tranquila e feliz pois afinal tínhamos vencido o mesmo com o Fábio Costa da minha equipa.

E para 2021, quais seriam os melhores?

Participar na Volta ao Algarve e na Volta a Portugal, são as minhas competições favoritas cá em Portugal e que nos trazem imensa visibilidade e oportunidades futuras. Gosto muito do GP beiras e serra da estrela é uma prova que se adequa às minhas características e geralmente numa boa altura do ano para mim. Espero estar à altura em todas as corridas que participar e sempre em boa forma assim como espero trazer muitas alegrias para todas as pessoas que me acompanham, mas em especial aos meus chefes.

Hélder Gonçalves –  Kelly/Simoldes/UDO.

Os Barcelenses têm muito carinho por si, gostava de deixar algumas palavras de motivação?

Tal como disse, espero poder estar à altura e dar muitos alegrias à nossa cidade. É enorme o carinho que eu sinto que vem das pessoas, e muito especial e faço sempre de tudo para nunca os desiludir.  Espero mesmo que no futuro o ciclismo em Barcelos se torne um desporto de eleição e que seja sempre a primeira escolha das crianças. E um Obrigado pelo apoio.

Autor : Equipa Informação Barcelos na Hora
Fotos: DR

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima