Realizou-se no passado fim de semana mais uma ronda dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Braga.
Na série “A” da Divisão de Honra, nesta 20ª jornada, nenhum clube barcelense “provou o sabor” da derrota. No dérbi barcelense Águias de Alvelos – Martim quis o destino que ambas as equipas não saíssem derrotadas do terreno de jogo. O marcador ficou a apontar um empate a 1. A equipa de Alvelos (11º, 25 pontos) desloca-se ao terreno do Caldelas. Já o Martim (2º, 39 pontos) recebe o Vila Chã.
O Roriz (9º, 28 pontos) recebeu o Dumiense (6º, 33 pontos) e conseguiu um grande resultado. Uma vitória “gorda” por 3-0. Na próxima jornada, a equipa rorizense tem uma deslocação muito difícil ao terreno do líder Amares.
Por fim, o Santa Maria FC (4º, 34 pontos) conseguiu uma vitória forasteira, derrotando o Vila Chã por 0-1. Na próxima jornada recebe o Celeirós.
Série “A” da 1ª Divisão com polémica no dérbi Pousa-MARCA
A 17ª jornada desta série trouxe um jogo grande envolvendo duas equipas barcelenses. O Pousa (2º, 34 pontos) recebia o – então – líder MARCA para um dérbi de grande qualidade. No final, os da casa saíram vencedores, por 2-0. Com esta derrota, a equipa de Vila Cova viu-se ultrapassada pelo Louro, estando agora na 3ª posição, com 33 pontos. Na próxima jornada, o Pousa desloca-se a Gondifelos. Já o MARCA recebe o Mouquim.
Entretanto, em comunicado, a direção do MARCA teceu duras críticas à arbitragem do jogo. Segue o comunicado na íntegra:
«•Comunicado•
Em primeiro lugar queremos agradecer aos nossos sócios e adeptos que mais uma vez em grande número seguiram a equipa sénior no jogo de hoje Pousa – MARCA da 17ª Jornada da 1ª Divisão Série A AF Braga.
Tristeza, frustração e revolta são os sentimentos que ficaram depois do jogo.
É inadmissível o comportamento da equipa de arbitragem no jogo de hoje, é inaceitável a forma como o MARCA foi prejudicado ao longo dos 95m de jogo. Ridículo. Inúmeras situações onde fomos claramente prejudicados.
Sabemos que nesta fase do campeonato onde as decisões e a classificação começam a ganhar forma, outros “valores” se levantam e outros intervenientes começam a ter protagonismo.
Foi uma falta de respeito para com os atletas, equipa técnica, dirigentes, adeptos, vilacovenses e para um símbolo que tem mais de 40 Anos.
Pode não ser conveniente mas estamos unidos e vão ter que “levar connosco” até ao final.
Somos MARCA
A direção.»
Das restantes equipas barcelenses que disputam esta série, nenhuma venceu. O Ucha (6º, 26 pontos), deslocou-se a Guisande e trouxe de lá um empate a 1. Na próxima jornada recebe o Realense.
O Granja (11º, 21 pontos) recebeu o Figueiredo e o resultado final foi, igualmente, um empate a 1. Na próxima jornada o Granja tem uma deslocação muito difícil ao terreno do novo líder, o Louro.
Num jogo entre vizinhos, a AD Carreira (13º, 6 pontos) deslocou-se ao terreno do Mouquim. Mesmo que tenha sido pela margem mínima, a derrota da equipa barcelense foi o resultado final, perdendo por 3-2. Na próxima jornada recebe o Guisande.
Por fim, e igualmente num duelo de vizinhos, o Viatodos (4º, 27 pontos) recebeu o Gondifelos, tendo empatado a 2 bolas. Na próxima jornada joga novamente em casa, onde recebe o Cabanelas.