Avaliação realizada pela Entidade Reguladora da Saúde
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) apresentou, recentemente, os resultados da segunda avaliação de 2019, no âmbito do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), relativa à avaliação do nível de Excelência Clínica. Nesta avaliação, a ERS analisou 158 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos setores público, privado e social, de todo o território nacional.
Os resultados obtidos pelo Hospital Santa Maria Maior, E.P.E. (HSMM), de Barcelos, na dimensão de Excelência Clínica dizem respeito às áreas que estão sujeitas a monitorização, sendo elas a área de cirurgia de ambulatório, a área de cirurgia geral – cirurgia do cólon e a área de ortopedia – artroplastias da anca e joelho e a área da ortopedia – correção cirúrgica da fratura proximal do fémur.
O HSMM obteve a nota máxima de excelência clínica (nível de qualidade três) na área da cirurgia de ambulatório, melhorando face à ultima avaliação, onde tinha obtido o nível de qualidade 2.

Já no que diz respeito à área de cirurgia geral – cirurgia do cólon e área de ortopedia – artroplastias da anca e joelho, obteve o nível de qualidade dois, mantendo o mesmo nível do semestre anterior. Não existiram resultados para a área da ortopedia – correção cirúrgica da fratura proximal do fémur, uma vez que a amostra foi reduzida.
“Estes resultados comprovam, uma vez mais, a excelência e a qualidade dos cuidados de saúde prestados nas áreas avaliadas, fruto do trabalho, empenho e dedicação dos nossos profissionais que, diariamente, promovem a melhoria contínua dos cuidados prestados aos seus utentes”, refere o HSMM em nota.
Fonte e foto: HSMM.