Decorreu, no passado dia 24 de novembro, no Auditório Municipal de Barcelos, o III Seminário “Acolhimento Residencial e Saúde Mental”, organizado pela APAC – Associação de Pais e Amigos de Crianças e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Barcelos, que contou com a participação de cerca de 300 pessoas.
Ao longo do dia de trabalhos, onde marcou presença, entre outros, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, foram tratadas, por vários especialistas na área da intervenção com crianças e jovens institucionalizadas, temáticas fundamentais no âmbito de um acolhimento terapêutico.
Segundo Vânia Gonçalves, da APAC, “o trabalho de autonomização dos jovens acolhidos torna-se fundamental para a integração no mundo do trabalho, tornando-os cidadãos autónomos, capazes e empreendedores”.
“O acolhimento residencial, como medida de promoção e proteção, aposta numa resposta especializada, com equipas cuidadoras capazes de promover a saúde mental destes jovens. A Casa de Acolhimento da APAC, ’Casa dos Sonhos’, assume esta intenção como uma tarefa primária no acolhimento residencial”, refere.
Foto: CMB.