Intervenção Precoce na Infância

Junho 22, 2021 Ação Social, Atualidade, Concelho

A APAC celebrou este ano o seu 26º aniversário. Todo este caminho de sucesso e de crescimento, apenas foi possível pela capacidade de trabalho de todos os que, diariamente, contribuem para um serviço de qualidade junto dos utentes e comunidade.

Hoje, a APAC ocupa um lugar de referência tendo consciência que o seu projeto envolveu desafios e incertezas mas que, com entusiasmo, motivação e competência foi capaz de alcançar os objetivos a que se propôs.

Ao longo dos seus 26 anos de existência teve sempre a preocupação de assegurar uma gestão baseada na confiança e recursos humanos qualificados, melhorando as práticas de trabalho e contribuindo para respostas eficientes.

Sempre soubemos da importância de oferecer serviços profissionais especializados em diferentes áreas, tendo sempre a preocupação em construir uma cultura de proximidade com os utentes.

Exemplos de perseverança são as nossas respostas sociais e serviços.

A resposta social Intervenção Precoce na Infância (IPI) constitui um dos exemplos de qualidade, orientando a sua atuação para crianças em idades precoces (dos 0 aos 6 anos de idade).

Com o intuito de facilitar o desenvolvimento global da criança, através de uma intervenção o mais precoce possível, a equipa técnica de IPI integra a Equipa Local de Intervenção Barcelos/Esposende (ELI7), disponibilizando à comunidade uma resposta de orientação, apoio e capacitação das crianças e famílias em situação de risco desenvolvimental, social e ambiental. A abordagem centrada na família assume um papel fundamental, melhorando exponencialmente o nível de funcionamento e dinâmica dessa mesma família.

Sendo uma Equipa Local de Intervenção, constituída por profissionais oriundos de diferentes áreas, entre as quais, social, saúde e educação; torna-se possível desenvolver um trabalho de partilha do conhecimento entre os vários profissionais, envolvendo as famílias e agentes da comunidade, numa perspetiva de intervenção bio ecológica.

Quanto mais cedo se iniciar a intervenção maior é a sua eficácia. Quando a intervenção é iniciada logo após o nascimento ou pouco tempo após ser feita a identificação do problema, os ganhos ao nível do desenvolvimento são maiores e a probabilidade de se manifestarem outras disfuncionalidades é menor. A importância de uma equipa constituída por profissionais das mais variadas áreas de saber (Terapeuta da Fala, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social, Educadores de Infância, Médico e Enfermeiros), proporciona ganhos ao nível do desenvolvimento e educação das crianças que dela beneficiam. Tendo como missão responder às necessidades identificadas na comunidade, temos a certeza que a APAC irá continuar a ser um parceiro na promoção da saúde física, emocional e social das pessoas promovendo respostas precoces e de confiança.

Artigo da responsabilidade da Dra Vânia Gonçalves, Técnica IPI da APAC

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima