IPCA marca presença na European Innovation Academy 2018 (EIA 2018)

Agosto 1, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) leva, pela primeira vez, estudantes e recém-graduados a participarem na European Innovation Academy (EIA 2018), que decorre em Cascais, até 3 de agosto.



Trata-se do maior programa em inovação digital na Europa, contando com 500 participantes de mais de 75 nacionalidades.

Na EIA, os seis representantes de licenciatura e mestrado das quatro Escolas do IPCA têm a oportunidade de integrar um programa de empreendedorismo imersivo, muito prático, na lógica “learning by doing”. Esta academia de verão é orientada a todos os estudantes de Instituições de Ensino Superior americanas, asiáticas e europeias de referência, com o objetivo fundamental de proporcionar uma experiência de aprendizagem experimental e capacitar para o empreendedorismo.

Durante as três semanas do programa, os participantes têm, assim, a oportunidade de aprender a desenvolver os seus projetos de negócio, bem como de os apresentar a potenciais investidores, também presentes no evento.

A academia conta com a colaboração das melhores universidades do mundo, nomeadamente, a UC Berkeley e a Stanford University, e com a supervisão de altos quadros da Google e de outras empresas de Silicon Valley.

A participação dos estudantes foi patrocinada pelo IPCA e pelo Banco Santander, no âmbito da estratégia de internacionalização do IPCA e da sua preocupação com a dinamização de experiências pedagógicas inovadoras, que aumentem o potencial empreendedor da sua comunidade académica.

Conheça, então, os projetos:

Copito: copo reutilizável

A equipa conta com dois participantes do IPCA, Moisés Moreira, estudante da Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, e Ana Lopes, também licenciada neste curso e atualmente a frequentar o Mestrado em Ilustração e Animação. O projeto visa desenvolver um copo reutilizável para substituir os copos descartáveis, utilizados, sobretudo, em festivais e em estabelecimentos noturnos.

Utilizando uma aplicação de companhia, que vai motivar o cliente a usar o copo em vários locais, nomeadamente em bares e restaurantes parceiros, sendo que o copo poderá ser feito em plástico reciclado, aço inoxidável, porcelana ou vidro, terá um design otimizado para que seja prático e uma vida útil de 2 ou 3 anos, assim como garantia de 1 ano. De acordo com a equipa “os potenciais investidores têm reparado que a nossa abordagem ao problema é diferente e ficam interessados porque pode alterar o comportamento dos consumidores e fazer com que reutilizem efetivamente o copo”.

Aos estudantes do IPCA, juntam-se, neste projeto, Frank Chen, de Taiwan e a estudar em França, licenciado em Engenharia Ambiental e a tirar o mestrado de Gestão na IMT Atlantique; Iolanda Rocha, formada em Biologia na Universidade do Porto; Elise Gouin, 21 anos, Edmonton, Canadá, estudante de Comunicação na MacEwan University. Podem saber mais sobre este projeto acedendo a: http://copito.club/  /  www.facebook.com/CopitoCup/

FreeFrom App

Catarina Pinheiro, da licenciatura em Solicitadoria do IPCA, integra o projeto FreeFrom App. Trata-se de uma aplicação que liga pessoas com dietas especiais (alergias alimentares, vegetarianos e vegans) aos restaurantes que podem satisfazer as suas necessidades. O feedback, por parte dos mentores, tem sido positivo e há já restaurantes interessados em colaborar com o grupo.

A desenvolver este projeto com Catarina Pinheiro estão a Mariam, da Geórgia, a Tonantzin, do México (a estudar atualmente em Dublin), e o Osama, da Síria (a estudar no Reino Unido).

Saiba mais acedendo a: https://www.freefromapp.eu/ / https://Instagram.com/freefromapp  / www.facebook.com/Freefromapp  / Twitter:@freefromapp  / https://www.linkedin.com/in/freefrom-food-b6b287168

Kode4all

A frequentar a licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Beatriz Abreu está, juntamente com Anam Ali, irlandesa, João Santos, português, Joana Monteiro, portuguesa e Camilla Leopoldino, brasileira, a desenvolver o projeto Kode4all. Como o próprio nome indica, a ideia é tornar o “código”, ou seja, a programação acessível a todos.

Para isso, a equipa acredita que a melhor forma é ensinar ciências da computação às crianças. Tal como aprendem matemática, ciências ou geografia, os mais novos deverão também ter oportunidade de aprender programação desde tenra idade.

O ensino da programação estimula a criatividade e o pensamento lógico, pelo que o objetivo do grupo é ambicioso: mudar a vida de milhões de crianças, fornecendo-lhes as ferramentas para que possam, depois, usar esse conhecimento para mudar o mundo.

Conheça mais sobre o projeto em: https://www.kode4all.org/  / https://www.facebook.com/kode4all / www.linkedin.com/company/kode4all/.

Bellas App

Gabriela Sá, aluna do Mestrado em Ilustração e Animação, está a desenvolver uma aplicação que agrega serviços de estética. A ideia é, por um lado, ajudar as profissionais freelancer de beleza a impulsionar a sua atividade, atraindo mais clientes, e, por outro, fazer com que a clientela consiga fazer marcações de forma simples e ter à disposição uma plataforma com estabelecimentos recomendados e confiáveis.



Saiba mais em: https://www.bellasapp.com/  / https://www.facebook.com/Bellas-app-1078932448927957/  / https://www.instagram.com/bellas_app/ .

Xplority

A equipa de Mariana Sarmento, do Mestrado em Gestão do Turismo, é constituída por dois brasileiros que estudam em Portugal e no Michigan, uma holandesa e um indiano.

O Xplority é uma aplicação de turismo que pretende planear o dia do turista de acordo com os interesses pessoais e com o tempo que tem disponível na cidade. Para além disso, dá a possibilidade ao utilizador de acrescentar locais que já saiba que quer visitar e que não estejam na lista, bem como de escolher umas das várias rotas disponibilizadas de acordo com o percurso que mais lhe interessar. No fim da rota podem partilhar o percurso nas redes sociais.

Fique a saber mais em: http://unbouncepages.com/xplority  / https://www.facebook.com/xplorityapp/.

Fotos: IPCA / DR.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Mais que uma Derrota

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 7ª jornada do Campeonato Nacional

Não gostei nada

Olá, caríssimos leitores do BnH! Na crónica desta semana vou tentar ser

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima